comunidade usp

Redes sociais – e comerciais

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Existe privacidade no mundo virtual?

 

Marcello Rollemberg

ReproduçãoA última década assistiu a uma pequena revolução: a da comunicação eletrônica, principalmente aquela realizada a partir de redes sociais, que tornou qualquer opinião mais pessoal um caso de acalorado debate público. Por que? Porque os chamados sites de relacionamento se transformaram em enormes salas de estar ou palanques políticos, onde tudo se discute, tudo se debate, tudo se fala. O que era privado virou – muitas vezes, de forma constrangedora – público.
E não é só isso. Não só o que se escreve se torna público. Muitas vezes, as informações particulares – gostos, tendências, hábitos – também caem na rede e servem de instrumento de troca entre as gigantes da internet e empresas, que usam os dados para abastecer campanhas publicitárias, por exemplo.
Quão ético isso é? De que privacidade (?) estamos tratando. É justamente esse o tema da matéria especial deste mês. Muito oportuna, com certeza. E, por que não dizer, um tanto preocupante também. Atenção aos teclados.

Marcello Rollemberg, diretor de Redação

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores