comunidade usp

Todas as letras da Alemanha

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Violências emanam de mais de uma fonte

 

Por Ana Luiza Tieghi

Exposição no Museu da Língua Portuguesa é oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o importante país europeu

Por Ana Luiza Tieghi

Bienal do Livro 2013

A exposição foi concebida pelo governo alemão e é oferecida pelo Instituto Goethe Foto Divulgação Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014

Com 82 milhões de habitantes, a Alemanha é pequena se comparada ao Brasil, que tem quase 200 milhões. Porém, muito da cultura do país europeu está presente por aqui. Apesar da forte presença no processo de imigração brasileiro, ele ainda parece um país distante da realidade nacional, e a exposição “Alemanha de A a Z”, parte da iniciativa “Temporada Brasil + Alemanha 2013-2014”, pretende mudar esse panorama.

Em cartaz no Museu da Língua Portuguesa até o dia 1º de junho, a exposição é oferecida pelo Instituto Goethe, que há mais de 60 anos promove o aprendizado da língua alemã e da cultura daquele país. Susanne Gattaz, gestora de projetos do Goethe, explica que “Alemanha de A a Z” é uma exposição pedagógico-didática. “Através das letras do alfabeto os visitantes podem fazer uma viagem pela Alemanha sem sair do país”, conta.

Stand da Alemanha, temporada da Alemanha no Brasil, Rio de Janeiro

Em “Alemanha de A a Z”, as letras do alfabeto são utilizadas para contar aspectos do país e sua cultura

A exposição é composta pelas 26 letras do alfabeto, cada uma contando uma faceta da cultura e da língua alemã. Por meio das peças expostas, é possível conhecer curiosidades sobre o país europeu, como hábitos alimentares da população, sua história, política e economia. “A mostra é muito bem-humorada e apresenta aspectos não tão conhecidos da cultura alemã, com imagens, vídeos, áudio e objetos”, explica Antonio Carlos de Moraes Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa.

Susanne conta que a concepção da exposição, que já passou por diversos países, veio de uma instituição federal do governo alemão para educação política. Ela já foi concebida em três línguas: alemão, inglês e turco. Seu título original, traduzido diretamente do alemão, era “Alemanha Para Iniciantes”, o que dá uma ideia do objetivo da iniciativa, que é apresentar o país para o resto do mundo.

“Alemanha de A a Z” já foi exposta em outras cidades brasileiras também. A primeira foi Recife, que foi seguida por mais cinco municípios até desembarcar em São Paulo, no Museu da Língua Portuguesa, no dia 1º de abril deste ano.

Incentivo ao aprendizado

A exposição foi concebida pelo governo alemão e é oferecida pelo Instituto Goethe   Foto Divulgação Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014

Até o dia 1º de junho é possível visitar a mostra e aprender sobre a Alemanha e sua língua Foto Divulgação Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014

Uma das funções do Instituto Goethe é promover o aprendizado e a dispersão da língua alemã, porém não é tão comum encontrar falantes do idioma pelo Brasil. Por aqui ainda existe a imagem de que a língua alemã é extremamente complexa e difícil de aprender, o que afasta possíveis falantes. “Na realidade, não existe língua difícil. Só existe falta de motivação”, afirma Susanne.

O início do aprendizado do alemão pode ser mais complicado, uma vez que este idioma não está tão inserido no cotidiano brasileiro como o inglês e o espanhol, ao menos à primeira vista. “O alemão é diferente do inglês, no começo é mais difícil, mas depois que você aprende, a língua é fácil e apaixonante”, defende Susanne.

A exposição vem ao Brasil também com a intenção de ser uma motivação para pessoas interessadas no idioma alemão. “Por dois meses, que é a duração da mostra, todo mundo pode aproveitar e conhecer, para ver na realidade que o alemão não é um bicho de sete cabeças, dá para aprender”, conta Susanne. Sartini também acredita que a exposição será relevante neste aspecto: “A mostra terá um significado muito importante para os estudantes da língua alemã”.

A exposição “Alemanha de A a Z” está inserida no calendário de atividades da “Temporada Brasil + Alemanha 2013-2014”, período no qual as culturas dos dois países são celebradas tanto por aqui quanto do outro lado do Oceano Atlântico. Susanne conta que um exemplo de iniciativa feita pela Alemanha para celebrar o Brasil foi a homenagem prestada ao país durante a Feira do Livro de Frankfurt, que é a maior feira literária do mundo, em outubro de 2013.

Serviço

A exposição “Alemanha de A a Z” fica em cartaz no Museu da Língua Portuguesa até o dia 1º de junho de 2014. A entrada é franca.
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h
Endereço: Praça da Luz, s/nº, Centro
Mais informações: (11) 3326-0775 ou http://www.museulinguaportuguesa.org.br/

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores