comunidade usp

Universidade trabalha para atingir qualidade na gestão de pessoas

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais

 

Por Cinderela Caldeira

Dez meses após a implantação dos trabalhos para o desenvolvimento do projeto de Gestão de Pessoas na Universidade, proposto pelo DRH, alguns dos projetos poderão ter suas ações implementadas ainda este ano

Em novembro de 2010, foi realizado pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH), ligado à Vice-Reitoria Executiva de Administração, um workshop, com os responsáveis pela área de recursos humanos das unidades e órgãos da Universidade, com a expectativa de conseguir identificar as prioridades nessa área, que seriam transformadas em projetos com implantação imediata, assim que aprovados.

Das discussões surgiram seis propostas, que se transformaram em grupos de trabalho: política de distribuição de empregos públicos; gestão de pessoas encontros temáticos; saúde ocupacional; treinamento e capacitação profissional; sistema descentralizado de transferência de pessoas, e comunicação de recursos humanos. Para Joel Dutra, diretor do DRH, a ideia, no primeiro workshop, era ter um consenso de quais eram as prioridades a serem resolvidas na Universidade na área de recursos humanos.

João Pacheco

Os grupos de trabalho compostos por cerca de 80 assistentes administrativos da Universidade têm tido o acompanhamento da equipe doDepartamento de Assistência Técnica de Projetos do DRH, coordenada por João Pacheco. “Fazemos, aqui no DRH, o acompanhamento diário da evolução dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos, inclusive corrigindo rotas, se for necessário”, diz Pacheco. Cada grupo de trabalho elegeu um coordenador que é o responsável pelo contato direto com a administração central, e pela organização das tarefas com o grupo. Para a execução dos trabalhos foram desenvolvidas ferramentas de gerenciamento de projetos que se encaixassem às necessidades da Universidade, para que eles (assistentes) pudessem controlar a produção dos trabalhos desenvolvidos.

Joel de Souza Dutra

Dutra, com o amadurecimento das ideias pelos grupos, tem surgido uma série de outras discussões, como, por exemplo, com relação ao quadro funcional. “O grupo de assistentes está estudando a questão e, ao mesmo tempo, o assunto está sendo discutido dentro DRH, com a Comissão de Empregos Públicos composta por dirigentes das unidades. Os assistentes estão trabalhando critérios e, do outro lado, a comissão está definindo as políticas e diretrizes para o estabelecimento do quadro de pessoal. Algumas coisas já estão sendo acionadas independente dos grupos terem terminado seus projetos”, declara Dutra.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores