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Como aplicar a sustentabilidade no cotidiano universitário

Por Marcia Scapaticio

Diálogo com a comunidade universitária é fundamental ao encaminhamento de políticas ambientais localizadas

A escolha de métodos para gerir um campus sustentável é tarefa desempenhada pela Agência USP de Inovação. O cartão de visitas dessa iniciativa é o Programa USP Recicla, institucionalizado no ano de 1994 e atualmente gerido pela Diretoria de Inovações e Sustentabilidade da Agência.

Nesse período, muitos projetos foram pensados por cada unidade e o Seminário USP Sustentabilidade, idealizado pela Agência em parceria com a Universidade Autônoma de Madri, propõe a discussão e análise destas iniciativas individuais. Nesta primeira fase serão apresentadas as experiências dos campi e, até dezembro, haverá um aprofundamento dos dados coletados através de entrevistas realizadas com as comissões responsáveis pela autogestão universitária.

Uma iniciativa que amplia a visão sobre a questão ambiental é o estudo de autoria de Carlos Clemente Cerri, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). Cerri trabalha com os índices de emissão de CO2 (dióxido de carbono) nos campi da USP e foi um dos palestrantes do seminário realizado em outubro.

Elizabeth Teixeira Lima, diretora técnica de Inovações para Sustentabilidade, explica que o foco do trabalho são os resíduos sólidos, como o papel e o polêmico copo plástico. “Muitos dos materiais poderiam ser usados de forma mais consciente, o que chamamos de minimização de resíduos.”

Elizabeth Teixeira Lima

Elizabeth Teixeira Lima

Educadora responsável pelo USP Recicla da Esalq, Ana Maria de Meira afirma que o importante é agir de maneira a construir uma consciência ambiental, para que os estudantes e funcionários incorporem as atitudes naturalmente. “No Restaurante Universitário a proibição do uso dos copos plásticos não foi uma imposição abrupta, houve um período de adaptação. Começamos na Semana do Meio-Ambiente, em 2002, montamos um banner representando uma contagem regressiva e preparamos a mudança, com a instalação de pias para a lavagem das canecas e a disponibilização das mesmas quando o usuário esquece ou não possui copo retornável.”

Elizabeth menciona que as diferenças entre as unidades devem ser respeitadas e analisadas com cuidado. Alterar a estrutura dos bandejões seria necessário para inibir o uso do copo descartável. “As dificuldades existem, porque a USP não é homogênea, temos locais diferenciados e os mesmos dispensam um tratamento especial. É preciso analisar a disponibilização de pias e canecas que ficariam à disposição do usuário, por exemplo.”

Ana Maria de Meira

Ana Maria de Meira

Na Esalq as mudanças incluem garantir a adesão dos ingressantes de graduação e dos novos funcionários. Ana Maria ressalta a campanha feita na calourada, com a entrega de canecas, realização de palestras e oficinas. “Precisamos que os estudantes e os funcionários entendam o porquê de todo esse movimento, tendo a caneca e a economia no uso dos recursos disponibilizados pela Universidade como um compromisso socioambiental.”

Elizabeth e Ana Maria concordam que além da reciclagem, a minimização dos recursos feita com o uso consciente dos materiais é iniciada através de pequenas atitudes, como a impressão do papel em frente e verso e a redução de desperdício do alimento consumido no bandejão que significam uma economia de recursos e energia.

Ana Maria exemplifica: “Quando usamos a caneca em vez do copo descartável poupamos a água utilizada na fabricação dos copos, o dinheiro da própria Universidade, que seria destinado à compra desse material e colaboramos com o município, pois diminuímos a quantidade de lixo enviada aos aterros sanitários”.

Apesar das diferenças estruturais entre as unidades, é fato que há um posicionamento geral em direção a um diálogo para o encaminhamento de políticas ambientais localizadas e o Seminário USP Sustentabilidade – contribuições a gestão de um campus sustentável – demonstra a vontade comum de formar indivíduos comprometidos com a questão ambiental, dentro e fora da Universidade.

Confira aqui mais detalhes e os objetivos do Seminário

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