Notas

Veterinária criará Centro de Treinamento de Cães-Guia

Por Cinderela Caldeira

No dia 24 de novembro a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) e a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência assinaram um convênio para a criação de um Centro de Treinamento de Cães-Guia. O objetivo, além do treinamento dos cães para cegos, é definir parâmetros em relação à utilização do cão-guia e métodos de treinamento.
A USP doou um terreno próximo a FMVZ para as instalações físicas do Centro que treinará cães da raça labrador e golden retriever. Estes animais possuem um alto grau de habilidade para o aprendizado da função guia, e serão adquiridos através de doações de canis particulares, credenciados e com controle de doenças.
Durante o treinamento os filhotes serão entregues a uma família adotiva, selecionada pelo programa, que cuidará do animal por um ano. O convívio com a família possibilitará ao animal a sociabilização com pessoas e locais, além da convivência em um ambiente caseiro. Os animais serão visitados mensalmente por um membro do Centro, para verificação do desenvolvimento.
Após um ano de convívio com a família, o cão será encaminhado ao Centro de Treinamento, onde passará por adestramento intensivo, específico para guia de cegos, por um período de quatro a seis meses.
Depois de treinados os cães serão encaminhados aos deficientes gratuitamente. À Secretaria da Pessoa com Deficiência caberá fazer um cadastro de deficientes interessados em adquirir os animais e entregá-los aos futuros donos.
Os interessados em ser uma família acolhedora de um futuro cão-guia devem contatar o Centro de Estudos do Estado de São Paulo pelos e-mails: juliabezerra@terra.com.br e mariafernandacir@gmail.com
Para mais informações no telefone 11 3091-1232, ou no e-mail da professora Denise Tabaccho Fantoni responsável pelo projeto dfantoni@usp.br
Fonte: Agência USP de Notícias

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores