comunidade usp

Saúde além da saúde

Não só ausência de doença, mas bem-estar e qualidade de vida: as terapias alternativas podem nos levar até lá

Por Mariana Franco

O que é saúde? Procurando no dicionário, saúde é definida como bom estado do organismo, ausência de doenças ou estorvos de qualquer espécie. Outra definição, tomada como moderna, é a de bem-estar físico, econômico, psíquico e social. Esta definição de saúde, porém, como bem-estar global – físico, mental e emocional – existe há milhares de anos na Medicina Tradicional Chinesa.
Por muito tempo a medicina ocidental rejeitou os tratamentos não-convencionais, considerados supersticiosos e sem princípios científicos. Nos últimos anos, eles voltam a ter seu espaço e gozar de reconhecimento. Considerando que a Organização Mundial da Saúde vinha estimulando o uso da medicina tradicional e alternativa, em maio de 2006 foi aprovada a portaria nº 971 no Ministério da Saúde, que implanta a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementare (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS). Dados recentes do Ministério mostram que o acesso aos tratamentos não-convencionais no SUS cresceu nos três últimos anos. Os atendimentos em acupuntura tiveram um salto de 122% e práticas como tai chi chuan, 358%.

A agulha utilizada na acupuntura

A agulha utilizada na acupuntura

A medicina oriental baseia-se no equilíbrio e harmonia entre as energias opostas Yin e Yang, que regem comportamentos, estados de espírito e as diferentes estruturas corpóreas. No corpo, são identificados meridianos pelos quais passa a energia, e à boa circulação desta deve-se o equilíbrio. Em pontos desses meridianos aplicam-se agulhas na técnica da acupuntura ou pressiona-se na técnica de massagem shiatsu (pressão realizada com os dedos, em japonês).
“As energias são complementares, uma depende da outra. Se um lado está deficiente, faltará energia para o outro, que terá de se manifestar. Há pessoas que não fazem nenhuma atividade ou exercício físico, vivem sob pressão ou estresse, e isso causa uma reação no organismo. Se não existe um meio de extravasar, melhorar ou se recuperar desses estresses, o corpo vai ficando cada vez mais deficiente e desequilibrado. Isso abre portas para as doenças se instalarem”, explica Osvaldo Hakio Takeda, coordenador do Projeto Zen, iniciativa do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da USP para divulgar terapêuticas complementares para a população.

Osvaldo Takeda coordenador do  Projeto Zen

Osvaldo Takeda coordenador do Projeto Zen

“O relaxamento e o bem-estar levam a uma melhora da qualidade de vida. As terapias alternativas devem unir-se ao tratamento tradicional, não para substituí-lo, mas para potencializá-lo”, afirma Takeda.
Diana Pozzi, médica especializada em onco-hematologia da Faculdade de Medicina (FM) da USP, explica que há algumas décadas acreditava-se que os resultados de tratamentos alternativos deviam-se somente ao efeito placebo – a confiança no resultado. Com o tempo, porém, o tratamento de doenças oncológicas tornou-se cada vez mais caro e menos eficaz, e os pacientes começaram a voltar-se para outras terapias. A medicina complementar mostrou, então, bons resultados contra os efeitos colaterais da quimioterapia, aliada ao tratamento de cânceres e doenças crônicas.

“Na área de oncologia nós aprendemos a conversar muito com os pacientes e passamos a ver que existem muito mais coisas entre o céu e a terra do que a nossa chamada ‘vã filosofia’. Há muitas coisas que agem nos pacientes e colaboram com nós, médicos, e colaboram com o tratamento”, afirma Diana.

Diana Pozzi em seu laboratório na FMUSP

Diana Pozzi em seu laboratório na FMUSP

“Vemos, na prática, que não só terapias, mas situações afetivas das mais diversas são importantes. A presença dos familiares e a fé religiosa num tratamento, o contato físico com a mãe no desenvolvimento da criança pequena, fazem parte do bem-estar. Talvez isso tudo se deva à interação de energias, porém, quando chegamos nesse ponto é difícil provar – as financiadoras de pesquisas dificilmente apoiam esses trabalhos, a ciência tradicional não os aceita. Há muita coisa que ainda ignoramos, por exemplo, a atuação dessas energias sobre nós, mas exatamente por ignorarmos que precisamos pesquisar”, conclui.
Saiba mais sobre o Projeto Zen, realizado no IPq, sobre a acupuntura, seu uso e efeitos e sobre como as emoções podem mexer com nossa saúde. Abaixo os locais de atendimento público em medicinas alternativas.

Serviço:
A rede municipal de saúde oferece tratamento em acupuntura, fitoterapia, práticas físicas e meditativas em diversas unidades da capital.
Centro
Hospital do Servidor Público Municipal
Rua Castro Alves, 60 (próximo à estação Vergueiro do Metrô) – Aclimação
Telefone: 3397-7700
Fax: 3208-1015

Leste
Ambulatório de Especialidades da Mooca Dr. Ítalo Domingos Le Vocci. Rua Marina Crespi, 91 – Mooca
Telefone: 6693-4281 e 292-9512
Fax: 6693-4281

Ambulatório de Especialidades Tito Lopes da Silva
Rua Prof. Antonio Gama de Cerqueira, 347 – Vila Americana – São Miguel Paulista
Telefone: 6956-9099 e 6137-0268

UBS Padre Manoel da Nóbrega
Av. Padre Francisco de Toledo, 545
Cohab Padre Manoel da Nóbrega
Telefone: 6740-7296

Norte
Ambulatório de Especialidades Tucuruvi Prof. Armando de A. Pupo
Av. Nova Cantareira, 1467 – Tucuruvi
Telefone: 6204-5311 e 6952-8829

Hospital Municipal e Maternidade Escola Dr. Mario De Moraes Altenfelder da Silva “Vila Nova Cachoeirinha”
Av. Deputado Emílio Carlos, 3100 – Vila Nova Cachoeirinha
Telefone: 3859-4122

UBS Moinho Velho I
Praça Domingos Coelho, 5 – Pirituba
Telefone: 3976-7601 e 3992-2370

UBS Vila Progresso – Jardim Monte Alegre
R. Antonio Genelle, 30 – Jd. Monte Alegre
Telefone: 3975-2893 e 3975-2893

Sul
Ambulatório de Especialidades Dr. Alexandre Kalil Yazbek
R. Ceci, 2235 – Plto. Paulista
Telefone: 577-9143
Fax: 276-9719

Ambulatório de Especialidades Dr. Flávio Giannotti
R. Xavier de Almeida, 210 – Ipiranga
Telefone: 6163-0622 e 6163-0780
Fax: 6163-0622

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Santo Amaro
Av. Adolfo Pinheiro, 581 – Sto. Amaro
Telefone: 5523-5382
Horário: 2ª a 6ª feira, das 7h às 19h

3 comentários sobre “Saúde além da saúde”

  1. Maria de Fatima Mart disse:

    CARA DIANA,

    CONCORDO COM VOCE,PRECISAMOS NOS CONSCIENTIZAR QUE A MEDICINA DO AFETO,DAS EMOÇOES,PRECISAM SEREM MELHORES INVESTIGADAS,E APOIADAS PELOS ORGAOS DE FOMENTO A PESQUISA.TRABALHO COM ZOOTERAPIA NA UNIVERSIDADE DESDE 2000,E POSSO AFIRMAR QUE OS ANIMAIS SAO EXELENTES CATALIZADORES DE BEM ESTAR NA VIVENCIA HUMANA.PARABENS PELO TRABALHO,GOSTEI MUITO DA MATERIA.

    PROF,DRA MARIA DE FATIMA MARTINS

    RESPONSAVEL PELA DISCIPLINA DE ZOOTERAPIA NA FMVZ-CAMPUS DE PIRASSUNUNGA

  2. A morte deveria ser trabalhada a partir dos bancos de ensino fundamental, com certeza essa conscientização derrubaria muitos tabús com relação ao medo de morrer. Sobre tratamentos alternativos, ACREDITO QUE NO FUTURO NÃO TEREMOS OUTRA ALTERNATIVA. – DO JEITO QUE A ANVISA ESTÁ DETONANDO OS MEDICAMENTOS BÁSICOS, SINTOMÁTICOS QUE SALVAM – FIM DO CLÍNICO GERAL – O QUE SOBRARÁ? – Tem quem recorra já até em Seção Espírita.

    PARABÉNS PELA MATÉRIA – DIVULGUE MAIS SOBRE O TEMA.

  3. Josef Louis disse:

    Muito boa matéria, bom me lembro que minha avó fazia xarope com algumas ervas e a elas se dava algo como um ritual… Bom as pessoas que iam atrás desse "remedio"curavam-se de bronquite, ela era como uma benzedeira. Outro bom exemplo é a técnica respiratória, se pararmos por cinco minutos, esvaziarmos a mente dos problemas, respirarmos profundamente e espirarmos algumas vezes notaremos que o corpo fica mais leve, como se tivessemos um novo animo pra levantar a manga da camisa e ir a luta, só que dessa vez com mais calma.

    Não tenho embasamento científico, porém sou um bom observador.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores