Muita História Para Contar

 

Crédito: Arquivo Liceu de Artes e Ofícios
Prédio da Pinacoteca e do Liceu de Artes e Ofícios, em 1905.

 

 

 

 

 

 

Crédito:Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca do Estado
Visitantes conhecem pátio interno da Pinacoteca.

Pinacoteca do Estado de São Paulo  

Inicialmente construído para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, o edifício hoje ocupado pela Pinacoteca do Estado foi projetado em 1986, pelo engenheiro e arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo. Em 1900, com a estrutura da construção finalizada, o prédio recebeu os primeiros cursos. Pouco depois, em 1905, a Pinacoteca era instalada no local, ocupando apenas uma sala no terceiro piso.

A partir de 1930 o museu ficou fechado por dois anos. Nessa época, as instalações do edifício sofreram várias alterações, pois tiveram que ser transformadas transitoriamente em alojamento militar. Com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, a Secretaria de Segurança Pública requisitou o prédio para ali abrigar o Grupo Escolar Prudente de Moraes, que ocupou sua ala direita, dispondo de dezesseis salas e duas galerias. Em 1932 o prédio foi cedido à ocupação do Batalhão Santos Dumont. Durante esse período conturbado, a coleção da Pinacoteca foi distribuída entre diversos órgãos públicos.

Entre 1932 e 1947, o acervo da Pinacoteca foi reunido e instalado na antiga sede da Imprensa Oficial do Estado, à rua Onze de Agosto, dividindo o espaço com a Escola de Belas Artes de São Paulo. Ao final desse período, a Pinacoteca foi transferida novamente para o edifício do Liceu.

Com 7.462 m 2 de área construída em estilo neoclássico, o edifício hoje inteiramente ocupado pela Pinacoteca do Estado de São Paulo caracteriza-se por suas amplas janelas, colunas, pilastras e paredes em tijolos sem revestimento que deixam transparecer a técnica construtiva. “O tijolo interno que hoje todos admiram, ficou assim por falta de verbas na época da construção. É como se as paredes fossem metáforas da história conturbada do museu”, ressalta Márcia Camargos, coordenadora do Centro de Documentação da Pinacoteca.

Na reforma à qual foi submetido na década de 1970, o prédio teve parte da fachada principal revestida com travertino, massa especial que imita o mármore. Entre 1995 e 2002, uma série de restaurações foi realizada. Hoje, com seus salões e telhados totalmente recuperados, seus pátios internos cobertos, e sua iluminação específica e adequada, a Pinacoteca abriga importantes exposições de artes plásticas. Nas visitas ao museu, além de um acervo com mais de 4 mil peças, o público encontra um ambiente que conduz a uma verdadeira viagem no tempo. “Através dos arte-educadores, sempre é feito um importante resgate da história do prédio e, conseqüentemente, de São Paulo”, finaliza Márcia.

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Endereço:
Praça da Luz, 2, Jardim da Luz, São Paulo
Horários: de terça a domingo, das 10h às 17:30h
Fone: (11) 3229-9844

História de concreto  

Em constante mutação, a arquitetura da capital paulista nos coloca diante da transitoriedade das coisas e da implacabilidade do tempo. Com seus mais de 450 anos, São Paulo possui uma infinidade de prédios históricos que nos fazem rememorar os primeiros passos dessa metrópole. Muitos deles cumprem uma dupla função: proporcionar atividades artísticas e culturais à população e, ao mesmo tempo, imortalizar a história da cidade. Casa de Dona Yayá, Caixa Cultural e Pinacoteca do Estado são apenas alguns exemplos disso. Tais quais esses centros culturais, muitos outros se nos apresentam como uma ótima oportunidade de conhecer melhor nosso próprio passado. Mesmo vazios, prédios como esses teriam um valor inestimável. Vale a pena conferir.

< anterior página 1 | 2 | 3

   





web
www.usp.br/espacoaberto