Um dia para ser repetido

Leia também:
Do fascínio ao caos
Sonho de consumo, os automóveis são os maiores responsáveis pelo tráfego pesado em São Paulo; a solução está nos coletivos
O preço da poluição
Em grande parte proveniente dos veículos motorizados, poluição atmosférica reduz expectativa de vida em até um ano e meio
Andando na selva de pedra
A experiência de quem, a pé ou de bicicleta, disputa espaço com as feras motorizadas

 

 


© Cecília Bastos

Em coletiva concedida após a cerimônia de lançamento do Dia Mundial Sem Carro, o prefeito Gilberto Kassab declarou-se favorável à priorização do transporte coletivo: “Não há a menor hipótese de retomarmos a qualidade de vida se não estimularmos as pessoas a deixar o seu carro em casa, para que elas usem o transporte público.”

 


O prefeito Gilberto Kassab endossou a proposta do movimento e disse que a Prefeitura trabalhará pela reformulação do sistema de transportes da capital. “A nossa ação, os nossos objetivos são em comum. Juntos, vamos trabalhar para melhorar a qualidade de vida na cidade de São Paulo. Não há a menor hipótese de retomarmos essa qualidade de vida se não estimularmos as pessoas a deixar o seu carro em casa, para que elas usem o transporte público. O Dia Mundial Sem Carro é o dia do alerta. Queremos construir juntos uma política pública para a cidade de São Paulo a favor do transporte coletivo”, afirmou o prefeito em pronunciamento e posterior entrevista coletiva.

O dia 22 de setembro promete ser início de uma mudança de mentalidade, tanto do poder público quanto da sociedade em geral. Nessa data, o Dia Mundial Sem Carro e a Virada Esportiva transformarão São Paulo na capital mundial da tranqüilidade e do esporte. Clubes municipais, parques, centros esportivos, escolas, universidades, clubes da comunidade, CEUs, Estádios, Academias, CDHUs, Cohabs, ACM, Sescs, Sesis, Senais – todos os espaços serão utilizados para a realização de 24 horas ininterruptas de esporte e atividade física.

Um enduro a pé será organizado na região de cada uma das 31 subprefeituras de São Paulo, passando por pontos históricos e importantes de cada bairro. Na avenida Politécnica, ocorrerá uma competição de duatlo, convidando crianças a correr e pedalar. A represa do Guarapiranga receberá competições de canoagem e motonáutica, em oficinas abertas para qualquer idade. A raia olímpica da USP também sediará uma competição de remo. No Ginásio do Pacaembu e no Parque do Trote, o esporte vai promover a inclusão social, com modalidades específicas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Comandada pela craque do vôlei Ana Moser, a Caravana do Esporte levará atividades esportivas para crianças e jovens em situação de rua, em pleno Vale do Anhangabaú. A tradicional Maratona de Revezamento Pão de Açúcar também fará parte da Virada. Essas são apenas algumas das muitas atividades que serão realizadas no dia 22. Confira também a programação do Dia Mundial Sem Carro:

  • Passeios ciclísticos, caminhadas
  • Concursos de redação e exposição de trabalhos escolares
  • Gincana entre escolas sobre educação no trânsito
  • Blitz educativa nas proximidades do evento
  • Distribuição de panfletos sobre educação no trânsito
  • Feiras de artesanato e danças populares
  • Distribuição de flores ou plantas

<anterior página 1 | 2

   







web
www.usp.br/espacoaberto