Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Dicas
por Talita Abrantes
Fotos por Cecília Bastos


Veja também:
Acesso à internet sem fio
Tecnologia wireless fidelity facilita cotidiano dos usuários da internet



Os banners do Programa USPnet Sem Fio indicam os lugares onde há acesso à rede Wi-Fi

Programa USPnet Sem fio facilita acesso à internet em todos os campi da USP

Se você tem um laptop ou PDAs (personal digital assitants), já pode se conectar à tecnologia wireless fidelity dentro do campus.  Basta procurar um dos banners do programa USPnet Sem Fio e terá todo o mundo da internet na tela do seu computador.

Simples demais para ser verdade? No entanto, desde 2004, esta já é uma realidade no cotidiano da comunidade USP. Cerca de 140 pontos de acesso wireless já estão espalhados por todos os campi da Universidade.

“O objetivo é garantir mobilidade aos usuários da internet dentro da USP”, aponta Marcelo Pascon, chefe da Seção Técnica de Projetos e Equipamentos de Rede do Centro de Computação Eletrônica (CCE) e presidente da comissão responsável pela USPnet Sem Fio. Ou nas palavras da diretora do CCE, Teresa Cristina Carvalho, permitir que todos estejam “conectados em qualquer lugar e a qualquer momento”.

Para se ter uma idéia disso, recentemente Pascon deixou de lado seu aparelho celular e utilizou a rede de acesso Wi-Fi da USP de São Carlos para via skypeconversar com o pessoal do CCE de São Paulo.

A proposta de implementar a tecnologia wireless fidelity, ou Wi-Fi, na USP surgiu em 2002 com a criação do Projeto Pró Sem Fio pela atual CTI (Coordenadoria de Tecnologia da Informação). Na ocasião, segundo Pascon, foram comprados cerca de 40 pacotes com os equipamentos necessários para a instalação da rede.

página 1 | 2 seguinte >

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto