Livros contam a história da Fuvest

 15/10/2007 - Publicado há 17 anos
Por

Dois livros marcam a comemoração do trigésimo aniversário de criação da Fundação para o Vestibular – Fuvest, entidade responsável por selecionar candidatos para o ingresso na Universidade de São Paulo (USP). São eles: “30 anos de Fuvest – A História do Vestibular da Universidade de São Paulo, 1976-2006”, de Eni de Mesquita Samara, e “Fuvest 30 anos – Características do Vestibular da Universidade de São Paulo”, de Shozo Motoyama e Marilda Nagamini. As obras, ambas editadas pela Edusp, serão lançadas no próximo dia 16 de outubro (terça-feira),

em São Paulo. 

Dividido em três partes e seis capítulos, o livro “30 anos de Fuvest – A História do Vestibular da Universidade de São Paulo, 1976-2006” (184 páginas), de autoria da diretora do Museu Paulista e professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Eni de Mesquita Samara, traça um panorama histórico dos exames de ingresso para a USP desde a década de 30, dos chamados “exames por carreira”, até os dias de hoje. 

As várias modificações que ocorreram na organização das seleções marcam a primeira parte da obra, dedicada à análise e contextualização da fundação da Fuvest. A segunda parte trata da estruturação funcional da instituição, descrevendo a criação de rotinas e procedimentos para que o vestibular atendesse às necessidades sociais e da educação brasileira. A terceira parte, por sua vez, trata do cotidiano da Fuvest, especialmente do esforço coletivo de sua equipe para chegar a resultados de organização, sigilo, competência e seriedade inquestionáveis. 

Em “Fuvest 30 anos – Características do Vestibular da Universidade de São Paulo” (632 páginas), o diretor do Centro de História da Ciência da USP e docente da FFLCH, Shozo Motoyama, e a pesquisadora Marilda Nagamini apresentam, na primeira parte do livro, a relação da Fuvest com a USP e com a sociedade ao longo da história brasileira. 

Na segunda parte, a obra traz os depoimentos, em forma de entrevistas, de todos os professores responsáveis pelos exames desde 1976. A terceira parte, intitulada “USP, Conselho Curador e Diretoria Executiva”, é dedicada à descrição das ações da Fuvest nos últimos trinta anos. 

Serviço: O evento de lançamento dos livros “30 anos de Fuvest – A História do Vestibular da Universidade de São Paulo, 1976-2006” e “Fuvest 30 anos – Características do Vestibular da Universidade de São Paulo” será promovido a partir das 19h, no Espaço Sociocultural do CIEE, localizado à Rua Tabapuã, 445, no Itaim Bibi,

em São Paulo. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.