Blog da USP - 21/03/2012 - Imprimir Imprimir

Nota de falecimento do professor titular da FMRP, Júlio César Voltarelli

Com grande pesar, a Diretoria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) comunica o falecimento do professor titular do Departamento de Clínica Médica, Júlio César Voltarelli, ocorrido na data de hoje, dia 21 de março, na cidade de Blumenau, em Santa Catarina.

Voltarelli começou sua trajetória acadêmica na FMRP, em 1967, quando ingressou como aluno de Medicina. Atualmente, coordenava o Laboratório de Imunogenética e a Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital das Clínicas da FMRP e atuava como pesquisador do Centro de Terapia Celular e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Células Tronco e Terapia Celular, sediado no Centro Regional de Hemoterapia do HC-FMRP.

Pesquisador reconhecido nacional e internacionalmente, tinha como principais linhas de pesquisa as áreas de transplante de células-tronco hematopoéticas para doenças autoimunes e doenças hematológicas malignas e benignas; diagnóstico e tratamento de doenças reumáticas; seleção de doadores para transplantes de rins e de medulas óssea; e terapia celular de doenças inflamatórias ou autoimunes com células-tronco mesenquimais.

Voltarelli foi pioneiro no país nas pesquisas com células-tronco, principalmente para o tratamento de diabetes tipo 1 e outras doenças autoimunes, como Lupus.

O velório do professor será das 11h30 às 16h, no Espaço Cultural Capela, no Campus da USP em Ribeirão Preto (Av. Bandeirantes, 3900), e seu sepultamento na cidade de Cedral, em São Paulo.