Podcast - 19/04/2012 - Imprimir Imprimir

Reitor fala sobre o novo plano de saúde e a chegada dos dois navios da Universidade

O programa “Palavra do Reitor” que foi ao ar no dia 19 de abril, pela Rádio USP, teve como pauta o novo plano de saúde para funcionários e docentes; o Programa USP de Jogos Olímpicos e Paraolímpicos; e a chegada dos dois novos navios do Instituto Oceanográfico.

No início do programa, o reitor falou sobre a aprovação, pela Assembleia Legislativa, do Projeto de Lei 67/2012, que cria 700 novos cargos de professor doutor na USP, em virtude da expansão dos cursos já existentes e ainda prevendo a demanda futura. De acordo com a nova lei, que aguarda sanção do governador, os 1.955 cargos de professor doutor já existentes serão recriados na medida em que forem extintos na vacância, em decorrência da aposentadoria dos docentes.

Sobre o novo plano de saúde, o reitor explicou que, além do acesso aos hospitais da Universidade, funcionários e docentes também poderão ser atendidos por hospitais e clínicas conveniadas. O plano básico será gratuito e haverá também a possibilidade do usuário optar por planos mais completos, pagando a diferença no valor da mensalidade.

Prestes a ser lançado, o plano abrange inicialmente apenas o campus da capital, onde a demanda por serviços de saúde é maior, e logo deverá ser estendido aos campi do interior.

Outro tema abordado foi o Programa USP nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que disponibiliza a infraestrutura e a competência de sete Unidades da Universidade, todas ligadas às áreas de educação física e saúde, para atletas profissionais com possibilidade de competir nas Olimpíadas de 2016, mas que não tenham condições ideais para se prepararem.

Para finalizar o programa o reitor falou sobre os dois navios que comporão a flotilha da Universidade: o Alpha Crucis, que já está a caminho e deve atracar em Santos no dia 10 de maio; e o Alpha Delphini, que está sendo montado em um estaleiro no Ceará e deverá ser entregue em julho. Em um link ao vivo com o comandante José Helvécio Moraes de Rezende, que está trazendo o Alpha Crucis para o Brasil, o reitor perguntou sobre a performance do navio e aproveitou para testar o sistema de comunicação da embarcação.

A partir do próximo programa, os ouvintes poderão ampliar o diálogo com o reitor, enviando suas dúvidas e comentários para o e-mail radiousp@usp.br

Ouça, a seguir, a íntegra da entrevista, concedida, ao vivo, no estúdio avançado da Rádio USP.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.