Blog da USP - 10/12/2012 - Imprimir Imprimir

IEA lança a 76ª edição da Revista “Estudos Avançados”

Um espetáculo de poesia, música e dança marca o lançamento da 76ª edição da Revista “Estudos Avançados”, que será realizado amanhã, dia 11 de dezembro, às 17h, no Auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC).

O músico e dançarino pernambucano Antonio Nóbrega, do Teatro Brincante, apresentará uma versão solo do seu premiado espetáculo “Naturalmente — Teoria e Jogo de uma Dança Brasileira”, no qual explora as raízes das manifestações artísticas corporais típicas da cultura popular brasileira. Nóbrega também é autor de um dos artigos que compõem essa edição e, tanto no texto quanto no espetáculo, procura mostrar que existe uma dança genuinamente brasileira, fruto do sincretismo das matrizes indígena, negra e ibérica que fazem parte do patrimônio cultural do país.

Tradução Literária em destaque

Dedicada à arte e à cultura, essa edição tem como destaque o dossiê “Tradução Literária”, com 18 artigos. De acordo com o editor da revista, Alfredo Bosi, “o interesse pelo tema vem de longe, mas cresceu ultimamente em virtude do alto número de excelentes traduções de obras poéticas e narrativas lançadas no país. A improvisação deu lugar à formação profissional que tende a substituir o autodidatismo pelo estudo acadêmico sistemático”.

Além do dossiê, a revista traz mais 13 textos divididos entre as seções “Graciliano Ramos: 120 Anos”, “Cultura”, “Língua e Poesia” e “Música, Teatro e Dança”, incluindo um artigo de Antonio Nóbrega. A edição também conta com uma seção de resenhas e uma entrevista com o historiador José Murilo de Carvalho, da Academia Brasileira de Letras, sobre aspectos diversos do neoliberalismo no Brasil, que inaugura uma série de depoimentos de grandes pensadores brasileiros.

O evento é aberto, gratuito e também será transmitido ao vivo pelo site do Instituto de Estudos Avançados (IEA). Mais informações pelo telefone (11) 3091-1686. O Auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC) está localizado na Rua Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, em São Paulo.

(Com informações do Instituto de Estudos Avançados)