Podcast - 10/10/2013 - Imprimir Imprimir

“Palavra do Reitor” fala da ocupação e faz um balanço da atual gestão

O reitor João Grandino Rodas abriu o programa de hoje, dia 10 de outubro, comentando a atual ocupação do Prédio da Administração Central por manifestantes que exigem, entre outras coisas, a eleição direta para reitor.

O dirigente explicou que, sobre esse tema, o Conselho Universitário deliberou, no dia 1º de outubro, mudanças no sistema de escolha do próximo reitor e vice-reitor da Universidade. Entre as mudanças, baniu-se em toda a USP o voto secreto, mantido somente nos casos de eleições; instituiu-se a inscrição prévia das chapas, no que tange à eleição para reitor e vice, com a apresentação dos respectivos programas; determinou-se a necessidade de os dirigentes-candidatos se desincompatibilizarem de seus cargos; além de tornar obrigatória a consulta à comunidade.

“Pessoalmente, o que defendo é maior participação na escolha dos dirigentes da USP. Abri a possibilidade de se apresentarem projetos visando tal objetivo e os coloquei em discussão e votação na sessão do Conselho Universitário, do dia 1º. Não apresentei projeto, para que não fosse tomado como posição oficial. Entretanto, minha preferência é a possibilidade de votarem todos os alunos, funcionários e professores, cujos votos valeriam, respectivamente, 15%, 15% e 70%. Tal desiderato e outros podem ser atingidos com o tempo, já que as decisões do Conselho Universitário de outubro já deram um grande avanço”, comentou o reitor.

Mas o principal assunto do programa dessa semana foi o balanço da atual gestão. O dirigente falou sobre as realizações feitas em diversas áreas como a renovação e a ampliação de infraestrutura, com a reforma de prédios, bibliotecas e laboratórios; as iniciativas para garantir a prevenção e a proteção universitária, como a implantação de um moderno sistema de iluminação; o investimento em pesquisa, com a aquisição de equipamentos como as embarcações Alpha Crucis e Alpha Delphini e o financiamento dos Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAPs); a implementação do projeto Nuvem USP, que melhora a velocidade de análise de dados, rotina administrativa e pesquisas; a reformulação dos planos de carreira de servidores e docentes; a criação do programa “USP Internacional”; a ampliação dos benefícios estudantis; além de diversas iniciativas na área da Graduação, Cultura e Extensão.

Sobre os principais desafios e conquistas de sua gestão, o reitor explicou que “falar em desafios e conquistas seria responder, apenas nessa pergunta, tudo que a gestão se propôs e concretizou. Tivemos desafios como a implantação de um campus em Santos, hoje com um curso já em funcionamento e o projeto para a construção dos edifícios em andamento. Tivemos desafios na graduação, em que nos dedicamos a consolidar o Programa de Inclusão Social da USP, conhecido como Inclusp, que hoje permite aos alunos oriundos de escolas públicas, dependendo do grupo em que o candidato se inserir, ter até 25% de bônus na pontuação da Fuvest. Como meta obrigatória, a USP quer, até 2018, que 50% de seus alunos matriculados em cada curso e em cada turno, tenha cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e, dentro desses 50% de matriculados oriundos de escolas públicas, o percentual de pretos, pardos e indígenas deverá atingir o percentual verificado pelo último censo demográfico do IBGE”.

O programa também tratou da questão da segurança no campus e entrevistou a diretora do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, da Faculdade de Saúde Pública (FSP), Patricia Helen de Carvalho Rondó, que falou sobre a iniciativa do Centro para diminuir a demora na marcação de consultas.

No “Túnel do Tempo”, trechos do conflito entre o ex-governador do Estado de São Paulo, Ademar de Barros, e seu sucessor e ex-afilhado político Lucas Nogueira Garcez, professor da Escola Politécnica.

A seguir, ouça a íntegra do programa. Os ouvintes podem enviar suas dúvidas e comentários para o e-mail: radiousp.reitoria@usp.br .

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.