Blog da USP - 22/01/2014 - Imprimir Imprimir

Pesquisa da Escola de Engenharia de Lorena é premiada pela Abrafati

A pesquisa “Biomassa como aditivo para tinta látex: sustentabilidade ambiental e melhoria nas propriedades acústicas e da propagação de chamas do produto”, desenvolvida por um grupo de pesquisadores da Escola de Engenharia de Lorena (EEL), conquistou o primeiro lugar no 15º Prêmio Abrafati de Ciência em Tintas.

A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu no dia 11 de dezembro, no Clube Monte Líbano

O trabalho é o resultado de pesquisas desenvolvidas pelo professor do Departamento de Engenharia de Materiais, Angelo Capri Neto; pela professora do Departamento de Engenharia Química, Maria da Rosa Capri; pela doutoranda Fernanda Carvalho de Oliveira; pelo pesquisador Adilson Roberto Gonçalves e pelo aluno Alessandro Costa Pinto, que avaliaram formulações de tinta látex contendo bagaço e palha de cana quanto à propagação de chama, absorção de som e textura da película acabada. A introdução de fibra natural na tinta látex cria uma barreira à propagação de chama.

Além disso, o produto apresentou um aumento significativo de absorção de som (15 dB) em relação à tinta sem aditivos (10 dB). O resultado foi um produto inovador, de baixo custo e menor impacto ambiental com propriedades não usuais neste tipo de tinta.

O segundo lugar do prêmio ficou com a pesquisa “Estudo da viabilidade da utilização de extrato alcoólico de Neem como agente antifúngico em tinta decorativa base água”, desenvolvida por pesquisadores do Instituto Mauá de Tecnologia, e o terceiro lugar foi para o trabalho “Uso de polímero vegetal natural como agente espessante e fosqueante para verniz aplicado em madeira”, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Mario Amato.

Concedido anualmente pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), o Prêmio Abrafati de Ciências em Tintas é uma das mais tradicionais e respeitadas premiações na área de pesquisa científica relacionada às tintas, estimulando a pesquisa aplicada e contribuindo para a integração entre indústrias e universidades.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da EEL / Foto: Abrafati)