Blog da USP - 11/02/2014 - Imprimir Imprimir

Programa Adote Um Cientista, da Casa da Ciência, inicia atividades nessa quinta-feira

Completando 10 anos de existência, o Programa Adote um Cientista, da Casa da Ciência do Hemocentro da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), retoma suas atividades no dia 13 de fevereiro e volta a promover encontros semanais entre estudantes, professores do Ensino Básico e pesquisadores da USP, para tratar de temas específicos de suas linhas de pesquisas desenvolvidas na Universidade.

O programa busca aprimorar a cultura científica nas escolas, despertando o interesse dos jovens na área de ciências por meio de discussões, realização de pequenos experimentos e pesquisas de campo. As atividades também colaboram para a formação e a atualização de professores do Ensino Básico.

O Adote um Cientista se consolidou como o principal programa da Casa da Ciência e, desde sua criação, já recebeu mais de 1600 alunos de cerca de 60 escolas de Ribeirão Preto e região. Os 10 anos de existência do programa revelam que ele alcançou uma identidade marcada pelo interesse dos alunos em aprenderem sobre temas complexos levantados pelos pesquisadores – resultado evidenciado pelo grande volume de perguntas realizadas pelos jovens durante os encontros. Focada nessa trajetória, a atividade inaugural do programa será com a equipe da Casa, que vai apresentar uma retrospectiva e mostrar os resultados alcançados pelos alunos.

Professores e alunos com idade superior a 12 anos podem participar das atividades que acontecem semanalmente, sempre às quintas-feiras, das 14h30 às 17h, no Anfiteatro Vermelho do Hemocentro, localizado na Rua Tenente Catão Roxo, 2501, em Ribeirão Preto. As inscrições devem ser feitas no dia da atividade inaugural.

Mais informações no site da Casa da Ciência, pelo telefone (16) 2101-9308 ou pelo e-mail casadaciencia@hemocentro.fmrp.usp.br .

(Com informações da Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto)