Blog da USP - 21/02/2014 - Imprimir Imprimir

Centro de Saúde da FSP seleciona voluntários para pesquisa sobre estresse e meditação

Até o dia 23 de fevereiro, domingo, estão abertas as inscrições para os interessados em participar como voluntários do projeto de pesquisa “Aplicação da Meditação da Atenção Plena em pacientes com estresse”, que será realizada pelo Centro de Saúde Geraldo de Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública (FSP).

Estas técnicas de meditação (ao lado) que serão utilizadas durante a pesquisa visam a redução e administração do estresse, que é uma condição de desequilíbrio do sistema psico-neuro-endócrino-imunológico.

A pessoa com estresse sente mal estar subjetivo, desequilíbrio emocional, mau humor, irritação, insônia, cansaço, falta de atenção e concentração, dentre outros. O constante estado de alerta associado ao estilo de vida moderno, debilita o sistema imunológico, favorecendo o surgimento e a evolução de doenças. Já a meditação busca conhecer o funcionamento da mente para reduzir o sofrimento e promover o bem estar emocional. Trata-se de uma ciência da consciência.

Esta pesquisa está sendo desenvolvida como parte do pós-doutorado de Rubens de Aguiar Maciel, (foto) que é pesquisador convidado pelo Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza da FSP e coordenador da Clínica de Redução do Estresse baseado na Atenção Plena, além de ser pesquisador convidado pela disciplina de Clínica Geral e Propedêutica do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP. Ele é graduado em Psicologia pela Universidade São Marcos, com Mestrado e Doutorado pela FSP e tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicoterapia Clínica, Psicologia da Saúde, Promoção de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção e promoção em saúde mental; psicanálise; psicoterapia; meditação da Atenção Plena; Midfulness e Psicoterapia.

Os candidatos a voluntário devem ter entre 30 e 55 anos, apresentar alguns dos sintomas de estresse e ter disponibilidade para comparecer aos oito encontros, que acontecerão às sextas-feiras, de 7 de março a 25 de abril, das 15h às 16h30, na sala Walter Breda da FSP, que está localizada na Av. Dr. Arnaldo, 715 – Pinheiros, São Paulo – próxima ao metrô Clínicas.

Para inscrição no projeto, os interessados devem enviar um e-mail para: meditacaofsp@gmail.com informando nome, idade, sexo, e-mail e telefone para contato, até o próximo domingo, dia 23 de fevereiro. Os candidatos serão submetidos a uma entrevista onde serão selecionados os participantes do projeto.

(Fotos: Marcos Santos / USP Imagens)