Seis Unidades têm posse de novos diretores

Esta semana, a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), o Instituto de Relações Internacionais (IRI), a Escola Politécnica (Poli) e o Instituto de Física (IF) realizarão cerimônias de posse de seus novos diretores. Nos dias 17 e 18, é a vez do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e do Instituto de Química (IQ).

07/03/2014 - Publicado há 10 anos
Por

Na próxima semana, a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), o Instituto de Relações Internacionais (IRI), a Escola Politécnica (Poli) e o Instituto de Física (IF) realizarão a cerimônia de posse de seus novos diretores. Nos dias 17 e 18, é a vez do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e do Instituto de Química (IQ).

A nova diretora FOB, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, toma posse na próxima segunda-feira, dia 10 de março. Formada em Odontologia, com doutorado em Odontopediatria pela própria Unidade, Maria Aparecida é docente do Departamento Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva e desde 2010 ocupava o cargo de vice-diretora da Faculdade. Suas linhas de pesquisa abrangem prevenção da cárie dentária e doença periodontal, erosão dentária, angiogenese e processos patológicos da polpa dentária, terapias fotônicas em Odontologia com ênfase ao uso do laser e LEDs e saliva. A cerimônia será realizada às 10h, no Teatro Universitário Prof. Dr. Dioracy Fonterrada Vieira, localizado na Alameda Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, em Bauru.

No dia 11 de março, terça-feira, o professor Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari, toma posse como diretor do IRI. A cerimônia será realizada às 10h, na Sala da Congregação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), localizada na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 – Cidade Universitária, São Paulo. Graduado em Direito, com pós-graduação em Direito Internacional, Dallari também é coordenador do o Centro Ibero-americano (Ciba), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, foi juiz e presidente do Tribunal Administrativo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e é, atualmente, membro do Conselho Diretor do Centro de Estudos de Justiça das Américas (CEJA), órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA). Dallari também ocupava o cargo de vice-diretor do IRI desde 2009. No mesmo dia, também será empossado o vice-diretor, Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira.

A Poli empossa seu novo diretor, José Roberto Castilho Piqueira, no dia 13 de março, às 17h, no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi. Docente do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle, Piqueira ocupava o cargo de vice-diretor da Poli desde 2010. Sua área de pesquisa abrange, especialmente, dinâmica, bifurcação, sincronismo, caos e modelos matemáticos. É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia-Sistemas Complexos e dos Conselhos Superiores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e da Sociedade Brasileira de Automática (SBA). O auditório fica no Prédio da Administração da Poli, situado à Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3. 380 – Cidade Universitária.

Docente do Departamento de Física dos Materiais e Mecânica do Instituto de Física, o professor Adalberto Fazzio tomará posse como o novo diretor do Instituto no dia 14 de março, sexta-feira. A cerimônia será realizada às 10h, no Auditório Abrahão de Moraes, localizado na Rua do Matão, Travessa R, 187 – Cidade Universitária, São Paulo. Como pesquisador, atua na área voltada para a Física da Matéria Condensada, especialmente no entendimento de propriedades estruturais e eletrônicas de sólidos e aglomerados moleculares, e na pesquisa em Simulação Computacional em Materiais, com enfoque em materiais nanoestruturados. Fazzio também foi pesquisador visitante no National Renewable Energy Laboratory (EUA) e no Fritz-Häber-Institut (Berlim, Alemanha).

No dia 17 de março, às 10h, toma posse o novo diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Tito José Bonagamba. Docente do Grupo de Ressonância Magnética, Bonagamba atua na área de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) e suas aplicações, com destaque para meios porosos, materiais magnéticos, polímeros e informação quântica. Também foi pesquisador contratado do Ames National Laboratory (U.S. Department of Energy) e professor visitante na Université Paris Sud (Institut de Chimie Moléculaire et des Matériaux d’Orsay), França, e na Martin-Luther University Halle-Wittenberg (Physics Department) em Halle, Alemanha. A cerimônia será realizada no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, no 1º andar do Prédio da Administração do Instituto, situado à Av. Trabalhador sãocarlense, 400, em São Carlos.

O Instituto de Química (IQ) também empossará seu novo diretor, Luiz Henrique Catalani. Graduado em Química, com doutorado em Química Orgânica pela USP, Catalani fez o pós-doutorado na Universidade de Wurzburg (Alemanha) e na Universidade Harvard (Estados Unidos). Docente do Departamento de Química Fundamental, atua principalmente nas áreas de poliésteres biodegradáveis, hidrogéis, produção de nanofibras e nanopartículas poliméricas e engenharia de tecidos. A cerimônia de posse será realizada no dia 18 de março, às 17h, no Auditório Cinza do Instituto de Química, localizado na Av. Prof. Lineu Prestes, 748, bloco 6 superior – Cidade Universitária, São Paulo.

Política de uso