Sala de Imprensa - USP – Universidade de São Paulo
E-mail: 
Fone:   +55 11 3091-3220 / 3300
Blog da USP - 11/06/2014 - Imprimir Imprimir

Casa da Ciência do Hemocentro da FMRP une ciência e esporte em mostra virtual

Nesta exposição, o visitante encontra a energia como pano de fundo e um importante objeto de estudo tanto no esporte como na ciência

O tour virtual é guiado pela mascote mitocôndria

A abertura da Copa do Mundo FIFA 2014 acontece nesta quinta-feira, dia 12 de junho, na cidade de São Paulo, e uma forma de entrar no clima deste evento esportivo e ao mesmo tempo aprender mais sobre ciência é visitar a mostra virtual “Mitocôndria: Camisa 10 em qualquer time”, da Casa da Ciência do Hemocentro da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) que uniu ciência e esporte.

Esta exposição virtual explica como o organismo humano utiliza a energia durante a atividade física e é guiada por uma mascote especialmente eleita para a missão: a mitocôndria, que é uma organela essencial para a síntese energética na célula.

Conhecimento de forma simples

Ela é dividida em abertura, explicando os objetivos da sua realização, e seis espaços diferentes que abordam o sedentarismo evolutivo, a energia e seres vivos, o armazenamento de energia e fermentação; a obtenção da energia: respiração e fermentação, endossimbiose; o exercício físico e as mudanças nas células musculares; hemácias; e as diferenças entre as moléculas de ATP, DNA e RNA; de uma forma simplificada através de vídeos, ilustrações e gráficos.

Além disso, será discutida a mecânica do corpo humano, inclusive a capacidade de superar limites fisiológicos e, também falar sobre o cloroplasto, estrutura citoplasmática essencial para a conversão da energia luminosa em molécula orgânica rica em energia, a glicose.

A mostra foi originalmente criada pela Casa da Ciência para ser apresentada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em outubro de 2013, que teve o tema “Ciência, Saúde e Esporte”, com o intuito de apresentar os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas, focando na energia utilizada durante o exercício físico, já que além da Copa do Mundo neste ano, o Brasil será sede das Olimpíadas de 2016.

Confira a exposição no link.

Mais informações sobre a Mostra pelo telefone: (16) 2101-9308 ou por e-mail: casadaciencia@hemocentro.fmrp.usp.br

•  •  •  •

Deixe um comentário

Política de moderação de comentários

Este blog reserva-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou outros princípios da boa convivência. Dessa forma, serão suprimidos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa ou falsidade ideológica.