Vídeo USP - 30/06/2014 - Imprimir Imprimir

Pesquisa: você pode confiar em seus óculos de sol?

Pesquisa desenvolvida no Laboratório de Instrumentação Oftálmica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), e coordenada pela professora Liliane Ventura, criou um totem de Autoatendimento para Verificação da Proteção Ultravioleta de Óculos de Sol. Com capacidade para medir até 400 nm (comprimentos de radiação ultravioleta), o totem é o primeiro sistema de autoatendimento do mundo a verificar se os óculos contam mesmo com proteção UV.

Basta colocar os óculos em local indicado no totem e seguir as indicações dadas no monitor. Em alguns segundos, o equipamento identifica a categoria dos óculos, qual é o grau de escurecimento das lentes, aponta em quais situações pode ser usado, qual a proteção ultravioleta possuem e se essa proteção está adequada.

A pesquisa foi tema de matéria produzida e veiculada pela rede inglesa de TV BBC News, em 26 de junho.