Blog da USP - 08/08/2014 - Imprimir Imprimir

Professor da FEARP lança livro gratuito sobre setor canavieiro

A publicação traça uma linha do tempo sobre o setor, de 1997 até 2013/14

O professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP, Marcos Fava Neves, lança o livro “Caminhos da Cana”, Editora Canoeste, que traça linha do tempo do setor da cana-de-açúcar.

A publicação apresenta textos rápidos de opinião, de negócios, de planejamento e políticos, que muitas vezes fogem das questões relacionadas diretamente ao setor canavieiro para abordar também os problemas do Brasil, afinal, como destaca o autor, “é difícil separá-los”.

O livro traça uma linha do tempo, que se inicia em 1997, quando foi escrito o primeiro texto em apologia ao então Proálcool. Desde então, os textos são apresentados em sequência, num caminho, chegando até o mais atual, que mostra todo o tamanho da cadeia produtiva da safra 2013/14.

Para atingir amplo público em todo o Brasil, o livro é distribuído gratuitamente e está acessível pelo link. Edições impressas também serão confeccionadas sob demanda de empresas e organizações interessadas, podendo ser solicitadas diretamente ao autor através do telefone: (16) 3602-3936 ou pelo e-mail: mfaneves@usp.br

O autor é engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), com mestrado e doutorado em Administração pela FEA, todos pela USP. Pós-graduado em Agribusiness & Marketing de Alimentos na França e em Canais de Distribuição de Alimentos na Holanda. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia e Marketing, com aplicações em Agronegócios e Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing Estratégico, Redes, Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing e Canais de Distribuição.