Blog da USP - 18/07/2014 - Imprimir Imprimir

FMRP realiza workshop sobre os contrastes da prática de medicina no País

Nos dias 25 e 26 de julho, será realizado o workshop “As disparidades da medicina no Brasil: o mais, o menos e a soma”, promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Este evento tem o objetivo de mostrar as diferenças da medicina existentes no Brasil, a medicina de ponta e a que possui mínimos recursos, por meio de palestras e debates com médicos, docentes e alunos de diversas áreas que vivenciaram esses contextos e conciliam esses dois mundos. Além disso, mostrará como as distintas potencialidades de cada região podem ser canalizadas em prol de uma saúde eficiente e justa.

No dia 25 de julho, as atividades terão início às 19h, com o primeiro indígena formado em medicina pela Universidade de Brasília (UnB), Josinaldo da Silva Atikum, que irá falar sobre a medicina de família. Já no dia 26 de julho, o evento começa às 8h30, com o chefe do Departamento de Biologia Celular, Molecular e Bioagentes Patogênicos da FMRP da USP de 2006 a 2008, Gutemberg de Melo Rocha, que ministrará a palestra “Um olhar para a Atenção Primária e Saúde da Família”.

Outro destaque do dia 26 é a mesa-redonda “Perspectivas sobre a medicina no Brasil: como somos vistos”, a partir das 10h45, que terá como debatedores a freira e médica canadense com formação em medicina de família e que atua no Brasil, irmã Monique Bourget, e o professor da FMRP, João Paulo Souza, que abordará a visão da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o sistema de saúde brasileiro.

Para participar é necessário fazer a inscrição, no valor de R$ 15,00, no site do PET, até o dia do workshop que será no Espaço de Eventos do Bloco Didático da FMRP, localizada no campus da USP em Ribeirão Preto, na Av. Bandeirantes, 3.900.

Mais informações pelo site do PET.