Sala de Imprensa - USP – Universidade de São Paulo
E-mail: 
Fone:   +55 11 3091-3220 / 3300
Blog da USP - 29/09/2010 - Imprimir Imprimir

Número de alunos inscritos no PASUSP 2010 se aproxima dos 10 mil

O número de alunos de escolas públicas do ensino médio que farão a prova do Programa de Avaliação Seriada (PASUSP), em 2010, é de 9.689 inscritos. A prova do PASUSP está marcada para o dia 24 de outubro, às 13h. Ao realizarem o teste, os estudantes podem obter até 3% de bônus na nota da FUVEST.

O Programa de Avaliação Seriada faz parte das ações do Programa de Inclusão Social da Universidade de São Paulo (INCLUSP), criado em 2006 com o objetivo de ampliar o ingresso de alunos de escolas públicas na Universidade, além de apoiá-los em sua permanência com ações de grande alcance antes, durante e após o vestibular. Pelo INCLUSP, o total de bônus para os estudantes pode chegar a até 12% na nota do vestibular

Na edição anterior do programa, em 2009, cadastraram-se 12.821 alunos, tendo 5.344 deles realizado a prova do PASUSP. Este ano, o total de alunos cadastrados no programa chegou a 16.048 alunos, mas 9.689 deles enviaram o atestado assinado por um dirigente da escola de origem do candidato – comprovando que ele está matriculado no 3º ano do ensino médio e, também, que toda sua vida escolar até este momento se deu em escolas públicas. A exigência do atestado foi novidade na inscrição para esta edição do programa.

“Os próprios alunos tiveram de ir atrás desse atestado obrigatório para se inscreverem no PASUSP, enviando-o, em seguida, à Universidade”, diz o coordenador do PASUSP, Mauro Bertotti. “Com isso, vincula-se de modo muito mais consistente o comprometimento desses estudantes com a realização da prova”, assegura.

Escola Estadual Otoniel Mota, campeã de alunos inscritos

Estão inscritos na edição 2010 do PASUSP candidatos de 530 cidades do Brasil, a grande maioria do Estado de São Paulo e de 2.252 escolas diferentes. O número de alunos inscritos no programa de fora de São Paulo é de 69 candidatos.

A escola campeã de inscrições foi a E.E. Otoniel Mota, localizada em Ribeirão Preto, no interior paulista, com a participação de 111 alunos do ensino médio. Segundo Bertotti, “existe uma forte correlação entre o número de estudantes inscritos no Programa de Avaliação Seriada e o de ingressantes na USP”. Para Bertotti, a escola que consegue inscrever muitos alunos é uma boa escola, que tem compromisso com a qualidade e com seus alunos. “Por causa disso, alunos da Otoniel Mota conseguem, todos os anos, entrar em grande número na USP”, afirma o coordenador.

•  •  •  •