Blog da USP - 22/08/2014 - Imprimir Imprimir

Enrique Iglesias ministrará a aula inaugural do primeiro curso de Pós-Graduação da FDRP

O ex-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Enrique Iglesias, estará em Ribeirão Preto na próxima quarta-feira, dia 27 de agosto, às 17h, para a conferência “A Integração da América Latina”, em que vai abordar as perspectivas econômicas e políticas da região. O evento será aula inaugural do curso de mestrado em direito da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP).

Iglesias foi também ministro das Relações Exteriores do Uruguai e ex-secretário geral ibero-americano. Atualmente, o ex-chanceler uruguaio acumula o cargo de professor titular da Cátedra José Bonifácio, um centro criado em 2013 pelo Centro Ibero-Americano da USP. (Clique aqui para mais informações sobre a cátedra.)

O evento é organizado pela Comissão de Pós-Graduação da FDRP e dirigido especialmente aos pós-graduandos da Faculdade, mas aberto a todos os interessados, inclusive aos pesquisadores que desenvolvem estudos relacionados ao tema “A América Latina na atual conjuntura internacional: os potenciais impactos econômicos, sociais e políticos”.

A conferência é gratuita, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever antecipadamente pelo site da FDRP. A aula do professor Iglesias será realizada no Anfiteatro da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, localizado na Av. Bandeirantes, 3900, em Ribeirão Preto.

Primeiro curso de Pós-Graduação da FDRP

O mestrado em direito da FDRP inicia oficialmente suas atividades na segunda-feira, dia 25 de agosto. É o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu da Faculdade de Ribeirão Preto e um dos poucos do interior do Estado de São Paulo.

Recebeu quase 300 inscrições e iniciam o mestrado 33 alunos selecionados e regularmente matriculados. O curso abrange a área de concentração “Desenvolvimento no Estado Democrático de Direito”, que reúne pesquisas sobre o desenvolvimento social, econômico e cultural no contexto da construção do Estado Democrático de Direito como desafio e tarefa permanentes. A linha de pesquisa em “Desenvolvimento, Democracia e Instituições”, por exemplo, conta com 11 orientadores, e “Racionalidade Jurídica e Direitos Fundamentais na Construção do Estado Democrático de Direito”, com 13.

Mais informações sobre a conferência ou sobre o curso pelo telefone (16) 3602-0145 ou pelo e-mail posgrad_fdrp@usp.br .

(Com informações do Serviço de Comunicação Social da Prefeitura do Campus de Ribeirão Preto)