Blog da USP - 08/09/2014 - Imprimir Imprimir

Colóquio na Faculdade de Educação apresenta pesquisa sobre alfabetização e leitura

Estão abertas as inscrições para participar do Colóquio de Pesquisa: Alfabetização e Leitura, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de setembro, na Faculdade de Educação (FE).

O Colóquio apresentará os resultados de uma pesquisa realizada em três cidades brasileiras – São Paulo, Belém e Pau-dos-Ferros (RN) –, com o objetivo de acompanhar e atuar em salas de aula com turmas em processo de alfabetização e de consolidação da leitura. A pesquisa abordou temas cruciais do ensino da leitura no Ensino Fundamental como o manejo da heterogeneidade em sala de aula, reformulações curriculares ajustadas ao Fundamental de Nove anos, busca de diagnósticos mais abrangentes e precisos, acompanhamento de casos complexos no processo de alfabetização e a busca de novas estratégias para alcançar a meta de alfabetizar todos os alunos até os oito anos de idade.

Os resultados apresentados podem municiar políticas públicas nesse campo do ensino. A programação completa do colóquio está disponível no site da Faculdade.

O colóquio será realizado na Faculdade de Educação, localizada na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, em São Paulo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do evento. Mais informações pelo e-mail cbelintane@usp.br .