Blog da USP - 25/09/2014 - Imprimir Imprimir

Professor emérito da Faculdade de Medicina, Luiz Hildebrando Pereira da Silva, morre aos 86 anos

Morreu ontem, dia 24 de setembro, aos 86 anos, o professor e pesquisador Luiz Hildebrando Pereira da Silva. Segundo boletim divulgado pelo Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), onde estava internado desde o dia 9 de setembro, o médico tratava uma broncopneumonia, que evoluiu com choque séptico e disfunção de múltiplos órgãos.

Formado em Medicina pela USP, Luiz Hildebrando era diretor geral e pesquisador do Instituto de Pesquisa em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro), do qual foi também idealizador. Atuou na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), onde recebeu o título de professor emérito, em 2008.

Livre-docente pela USP, o médico foi diretor do Instituto Pasteur, na França, e destacou-se em suas pesquisas sobre malária. Luiz Hildebrando Pereira da Silva era também pesquisador honorário da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), conselheiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Superior do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O corpo será cremado no dia 26 de setembro, às 10 horas, no Crematório Vila Alpina (Av. Francisco Falconi, 837, Jardim Avelino, São Paulo).

(Matéria publicada no Portal da USP, em 25/09/14)