Blog da USP - 03/10/2014 - Imprimir Imprimir

CDCC recebe Festival de Cinema Latino-Americano

Em outubro, a cidade de São Carlos receberá a programação itinerante da nona edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. As sessões acontecerão nos sábados 4, 11, 18 e 25, às 20h, no Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), com entrada franca.

Reconhecido como o mais importante evento dedicado à cinematografia da América Latina realizado no Brasil, o festival selecionou títulos da competição “Mostra de Escolas de Cinema Ciba-Cilect”, que reúne trabalhos de graduação de escolas de cinema e de audiovisual da Ciba, regional ibero-americana do Cilect (Centre International de Laison des Écoles de Cinéma et Télévision).

No total, serão exibidas 21 produções, representando a Argentina, Brasil, Cuba, Equador e México. Os curadores do festival, João Batista de Andrade (cineasta e atual presidente do Memorial da América Latina), Francisco Cesar Filho e Jurandir Müller estarão presentes na abertura que será realizada no dia 4 de outubro.

Os destaques da “Mostra Escolas de Cinema Ciba-Cilect” incluem o cubano “Anos de Luz”, sobre um fotógrafo que acompanhou o exército rebelde de Fidel Castro em 1958, o argentino “O Que Dizem da Selva”, vencedor em 2014 do prêmio de melhor curta nacional no Festival de Cinema Independente de Buenos Aires (Bafici), os brasileiros “Com uma Câmera na Mão” e uma “Máscara de Gás na Cara”, sobre as manifestações de 2013 na cidade do Rio de Janeiro, e “O Pracinha de Odessa”, sobre o ensaísta e tradutor de língua russa Boris Schnaiderman.

O vencedor em 2014 foi a produção da Universidade de Buenos Aires “O Que Dizem da Selva”, de Octávio Tavares e Francisca Oyaneder. O júri da premiação foi formado por Bárbara Sturm, diretora da distribuidora Pandora Filmes e curadora do Cinerama BC – Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú, pela pesquisadora e professora Luciana Corrêa de Araújo e pelo cineasta Marco Dutra, de “Trabalhar Cansa” e “Quando Eu Era Vivo”.

A programação em São Carlos do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo está disponível no site da Prefeitura do Campus de São Carlos.

O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) fica na Rua 9 de julho, 1.227, Centro, em São Carlos. Mais informações pelo telefone (16) 3373-9772

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Campus de São Carlos)