Blog da USP - 07/11/2014 - Imprimir Imprimir

Associação cria prêmio com nome do ex-diretor da FEA, Carlos Roberto Azzoni

O professor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Carlos Roberto Azzoni – que também foi ex-diretor da Unidade – recebeu homenagem da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (Aber) com a criação de uma prêmio que levará o seu nome.

A decisão de agraciá-lo com a distinção foi definida no último congresso da área, o 12th Congress of the Brazilian Regional Science Association, ocorrido em outubro. A indicação do nome do professor surgiu por ele ser um dos pioneiros da área de economia urbana, sendo 40 anos dedicados à especialidade, e também por ser um dos fundadores da Aber.

“Eu me sinto lisonjeado e honrado, é o reconhecimento do meu papel na área acadêmica”, ressalta o professor Azzoni, que aproveitou para lembrar de todo o esforço que foi montar a Associação, um espaço para que os pesquisadores em economia urbana pudessem se encontrar e discutir sobre as últimas pesquisas da área.

O prêmio Carlos Azzoni terá sua primeira edição no congresso do próximo ano, que premiará o autor do melhor artigo científico publicado na Revista de Estudos Regionais e Urbanos, editada pela Aber e com periodicidade semestral.

Azzoni é economista formado pela Associação Padre Anchieta de Ensino, tem mestrado e doutorado em Economia, ambos pela FEA. Atua principalmente nos seguintes temas: desigualdade regional, desigualdade de renda, convergência, distribuição de renda e decisões de investimento. É pesquisador do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas (Incline) da USP e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC). É professor da FEA desde 1973, na qual foi chefe do Departamento de Economia, vice-diretor e diretor. Distinguished Visiting Professor, University of Illinois, Estados Unidos (2012).