Modestos heróis que são modelos de resistência

Quatro histórias em que a decisão moral dependeu da coragem individual de desafiar a pressão do grupo

 10/10/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 13/10/2016 as 16:38

logo_radiousp790px

Paul Grüninger, comandante da polícia suíça que ajudou refugiados judeus a fugir da Áustria em 1938 - Foto: The World Holocaust Remembrance Center
Paul Grüninger, comandante da polícia suíça que ajudou refugiados judeus a fugir da Áustria em 1938 – Foto: The World Holocaust Remembrance Center

A ensaísta Susan Sontag certa vez escreveu: “No centro de nossa vida moral e de nossa imaginação moral estão os grandes modelos de resistência, as grandes histórias daqueles que disseram ‘não’”.

Essa epígrafe foi escolhida pelo  jornalista Eyal Press, colaborador de importantes publicações como The New York Review of Books, The Nation e The New Yorker, para abrir seu livro Beautiful Souls, de 2012, em que pesquisou e descreveu quatro histórias de pessoas que, quebrando regras, foram capazes de levantar a voz e dizer “não”, recusando-se a pactuar com iniquidades.

.


Foto: Reprodução/CNN
Foto: Reprodução/CNN

Ouça também a coluna da semana passada da professora Marilia Fiorillo, onde faz  o paralelo  entre o Holocausto e Aleppo que foi mencionado  no debate  dos candidatos Trump e Clinton.

.
Crimes de guerra são notícia hoje e sempre

logo_radiousp790px

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.