Blog da USP - 11/02/2015 - Imprimir Imprimir

TV USP Bauru e Piracicaba são premiadas no Fest Aruanda

A TV USP Bauru e a TV USP Piracicaba foram premiadas na 9ª edição do Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro (Fest Aruanda), que ocorreu em João Pessoa, Paraíba, entre os dias 11 e 17 de dezembro, e contou com homenagens e prêmios a artistas como Daniel de Oliveira e Alceu Valença.

A TV do campus bauruense da USP levou prêmios em duas categorias: o “3×4” ganhou como melhor programa de TV Universitária e o “Dicas da Turminha”, mais uma vez, levou o posto de melhor interprograma. A TV USP Bauru foi premiada pela terceira vez consecutiva.

O programa “3×4” visa a divulgação científica do campus da USP de Bauru. Na edição que foi premiada no festival, os temas abordados foram sistema FM, prótese de palato e uma aula com pacientes simulados. O outro premiado foi o “Dicas da Turminha”, que é um programete com abordagem educativa sobre diversos temas, cujas dicas são os fantoches da turma do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP, o Centrinho. O episódio escolhido como melhor interprograma tratou sobre bullying, que pode ser assistido pelo canal da TV no YouTube. A equipe da TV USP Bauru é formada pelo jornalista Vitor Oshiro, a produtora Paula Marques, o cinegrafista Nico Stolzel e o editor Guilherme Bacciotti.

Melhor reportagem

Já a TV USP Piracicaba recebeu o prêmio de melhor reportagem com “O caminho das flores”. Esta reportagem é a segunda da série especial Caminhos da Produção, sobre a logística no agronegócio brasileiro, na qual é mostrado o longo e complexo trajeto de uma flor, da propriedade onde foi cultivada até as mãos de quem a adquire em uma floricultura. Além de contar a história da produção de flores em Holambra, São Paulo. A equipe também acompanhou na estrada a viagem de um caminhão de flores de Belo Horizonte, Minas Gerais, até uma floricultura.

Além da participação de Fabiano Pereira e Moacir Gibin Junior, a reportagem premiada contou com edição de FábioTorrezan. A reportagem pode ser assistida pelo link.

Sobre o Festival

O Fest Aruanda tem como objetivo fomentar, reconhecer e contemplar os novos talentos e futuros profissionais da área do audiovisual no circuito estadual, regional e nacional. “O Fest Aruanda é muito reconhecido, principalmente na área de cinema. Mas ele é um dos poucos festivais que premiam produções de televisões universitárias. Tanto que universidades de todo o País acabam mandando seus produtos. Por isso, é muito importante este reconhecimento”, destaca a produtora da TV USP em Bauru, Paula Marques.

A TV USP Bauru está instalada no campus USP de Bauru. É exibida na programação da TV Câmara, pelo canal 10 na NET ou 60.3 UHF Digital, pela página do campus de Bauru. A TV USP Piracicaba está instalada na cidade de mesmo nome no campus USP “Luiz de Queiroz”. Desde 12 de abril de 2010, a TV USP passou a veicular seus programas no canal 13 da NET, com programação conjunta entre programas da TV Unimep e TV USP (de São Paulo e Piracicaba). E, desde o dia 18 de março de 2013, passou a integrar a equipe da Assessoria de Comunicação (ACOM) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq).

(Com informações do Serviço de Comunicação do HRAC e Assessoria de Comunicação da Esalq)