Blog da USP - 10/02/2015 - Imprimir Imprimir

Estação Meteorológica do IAG oferece treinamento em observações meteorológicas

A Estação Meteorológica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) está com inscrições abertas para o curso de extensão “Treinamento em Observações Meteorológicas de Superfície”.

Abrigo meteorológico que contém alguns instrumentos que serão utilizados no curso, como o termômetro de máxima, termômetro de mínima, higrógrafo, termógrafo e psicrômetro

O curso será realizado entre 23 a 27 de fevereiro, das 9h às 12h. A carga horária é de 25 horas, sendo 3 horas de aulas teóricas, 11 horas de aulas práticas, 10 horas de atividades extra e 1 hora de visita didática à Estação Meteorológica.

O treinamento tem o objetivo de fornecer subsídio para a observação dos principais elementos da atmosfera, através da leitura instrumental e da interpretação de diagramas obtidos por instrumentos registradores, e para a interpretação dos diferentes fenômenos meteorológicos por meio da observação da nebulosidade.

As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de fevereiro, pessoalmente ou pelo e-mail estacao.aca@iag.usp.br . A ficha de inscrição e as instruções podem ser encontradas no site da Estação. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00.

A Estação Meteorológica fica na Av. Miguel Stéfano, 4200, em São Paulo. Mais informações pelos telefones (11) 5073-9151/5077-6315 ou pelo e-mail estacao.aca@iag.usp.br.