Blog da USP - 23/02/2015 - Imprimir Imprimir

Nota de falecimento do professor do Instituto de Física, Alejandro Szanto de Toledo

Faleceu, no dia 21 de fevereiro, em São Paulo, o professor titular e ex-diretor do Instituto de Física (IF), Alejandro Szanto de Toledo.

Nascido em Tanger, Marrocos, em 9 de julho de 1945, Toledo graduou-se em Física pela USP (1967), universidade que também lhe conferiu os títulos de mestre (1970) e doutor (1976).

Era professor titular do IF desde 1989, onde foi diretor no período de 2006 a 2010. Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq de 1996 a 2001 e coordenador do projeto de construção do Acelerador Linear Supercondutor do Instituto.

Iniciou suas atividades de pesquisa em 1964, como bolsista do Laboratório Van de Graaf, do então Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

Durante o programa de doutoramento esteve intensamente engajado na implantação do Laboratório Pelletron. Foi o primeiro doutor formado com o novo acelerador, tendo participado ativamente da consolidação instrumental do projeto.

Fez pós-doutorado no Max-Planck Institut für Kernphysik, na Alemanha, entre 1977 e 1978, quando iniciou seus trabalhos em reações nucleares induzidas por íons pesados e desenvolveu técnicas experimentais para o estudo da espectroscopia nuclear de estados com alto spin em núcleos leves.

De volta ao Brasil, desenvolveu estudos experimentais no Laboratório Pelletron, implantando uma nova linha de pesquisa sobre a fusão de núcleos pesados-leves.

Manteve colaborações internacionais com o Nuclear Structure Research Laboratory, com o Argonne National Laboratory, a Michigan State University, nos Estados Unidos, e com o Centre de Recherches Nucléaires, na França (1995), entre outros, em problemas diversos na área de reações nucleares induzidas por íons pesados. O tema central das colaborações se caracterizou como o estudo da dinâmica envolvido na colisão de íons pesados leves, destacando processos altamente dissipativos.

(Com informações da Agência Fapesp)