Blog da USP - 15/05/2015 - Imprimir Imprimir

Cinusp apresenta a Mostra “Desassistidos”, de 15 de maio a 3 de junho

Filmes nacionais como “Bicho de Sete Cabeças”, “O Contador de Histórias” e “Pixote – A Lei do Mais Fraco” – também poderão ser vistos na Mostra

O ator Rodrigo Santoro em cena do filme “Bicho de Sete Cabeças”, de Laís Bodanzky, lançado em 2001

De hoje até 3 de junho, está em cartaz no Cinema da USP (Cinusp) Paulo Emílio a mostra “Desassistidos”, com um conjunto de filmes que trazem reflexões sobre o tratamento que a sociedade tem dado aos anos de formação do indivíduo. Nos filmes escolhidos as seguintes questões são abordadas: Quando um jovem passa a ser considerado adulto? Qual a diferença entre o jovem e o menor? Quem é responsável por eles? O processo de amadurecimento é idêntico para todos os indivíduos e culturas? Conhecemos nossos jovens?

Além dos consagrados “Anjos de Cara Suja”, “Laranja Mecânica” e “Preciosa”, a curadoria dá amplo espaço às obras nacionais, mostrando como a exclusão social e econômica da criança e do adolescente é um mote recorrente em nossa cinematografia. Com essa mostra, espera-se oferecer subsídios para ampliar a discussão sobre a diminuição da maioridade penal, colocada em curso pelo Estado brasileiro.

A mostra ainda contará com duas sessões especiais do filme “Juízo”, acompanhadas de debate sobre o tema, e a exibição do documentário “Tarja Branca”, como parte do “Dia do Desafio na USP: a importância da atividade física ao longo da vida”, que faz parte do Festival Ruas de Esporte, promovido pelo Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (PRODHE).

Confira a programação completa da mostra no site do Cinusp ou pela página do Cinema no Facebook. As sessões acontecem na Cidade Universitária, de segunda a sexta-feira, às 16h e às 19h, e no Centro Universitário Maria Antonia, nas sextas-feiras, às 20h, e nos sábados e domingos, às 18h e 20h, em ambas as salas com entrada gratuita.

A sala do Cinusp na Cidade Universitária fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colmeia, Favo 4, e a sala Maria Antonia está localizada na Rua Maria Antônia, 294 – Consolação, São Paulo.

Mais informações pelo telefone: (11) 3091-3540 ou por e-mail: cinusp@usp.br

(Foto: Divulgação / Com informações do Cinusp)