Blog da USP - 19/06/2015 - Imprimir Imprimir

Professor do IAG recebe prêmio de sociedade americana de astronomia

(Da esq.p/dir.) O professor Sylvio Ferraz Mello; o pró-reitor de Pesquisa, José Eduardo Krieger; o diretor do IAG, Laerte Sodré Júnior; e o diretor do Instituto de Matemática e Estatística (IME), Clodoaldo Grotta Ragazzo, na abertura do evento

O professor emérito do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), Sylvio Ferraz Mello, foi o vencedor do Brouwer Award 2015, prêmio concedido pela Divisão de Astronomia Dinâmica da American Astronomical Society a pesquisadores que fizeram contribuições relevantes nessa área.

Em comemoração a essa conquista, o docente apresentou, no dia 16 de junho, a palestra Chaos nos Sistemas Planetários, no auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, em parceria com o IAG,  e contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa, José Eduardo Krieger, e do diretor do IAG, Laerte Sodré Júnior. O diretor do Instituto de Matemática e Estatística (IME), Clodoaldo Grotta Ragazzo, fez uma apresentação sobre a trajetória científica do homenageado.

O prêmio recebido por Mello soma-se a outras láureas com as quais ele já foi agraciado, que incluem a denominação, pela União Astronômica Internacional, de “Ferraz-Mello” ao asteroide 1983 XF (5201); a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedida pelo Governo brasileiro; e o título de Doutor Honoris Causa, do Observatório de Paris.

(Foto: Ernani Coimbra)