Blog da USP - 08/07/2015 - Imprimir Imprimir

Projeto trabalha na recuperação das áreas verdes do campus 2 de São Carlos

O Grupo de Estudos e Intervenções Socioambientais (Geisa), a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), a Prefeitura do Campus (PUSP-SC) e o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) estão desenvolvendo o projeto “Proteção, Recuperação de Áreas Degradadas e Educação Ambiental na Reserva Ecológica da Área 2 do Campus da USP de São Carlos”, financiado pela Superintendência de Gestão Ambiental (SGA).

O grupo, formado por alunos do curso de Engenharia Ambiental da EESC, trabalha desde 2012 com a regeneração de uma área próxima ao prédio da Engenharia Ambiental. Nesse novo projeto, realizado desde outubro de 2014, eles utilizam métodos agroflorestais – sem uso de pesticidas, fungicidas e agrotóxicos – no processo de proteção e recuperação de locais degradados no campus 2 da USP em São Carlos.

A região-foco do projeto abrange duas nascentes que estão dentro dos limites do campus e uma terceira que está logo após os muros da USP. Além de restaurar a vegetação, a intervenção prevê a construção de uma trilha interpretativa que promoverá a educação ambiental por meio de placas informativas.

O Geisa também atua há mais de quatro anos em outra vertente social da pesquisa, que inclui a oferta de educação ambiental crítica e emancipatória para cerca de 150 alunos que estudam e residem na região do campus. Para conhecer e articular as demandas e expectativas da sociedade, o grupo também realizou um diagnóstico socioambiental de toda a população local.

Referida como práxis, a atividade une teoria e prática que se modificam durante a ação, complementando a formação do engenheiro ambiental e auxiliando no cumprimento de sua função social, além de contribuir para o crescimento pessoal dos integrantes.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail geisa.saocarlos@gmail.com

(Assessoria de Comunicação da Escola de Engenharia de São Carlos)