Blog da USP - 08/09/2015 - Imprimir Imprimir

Arquivo Geral da USP promove palestra sobre o escritor Luiz Gama

No próximo dia 15 de setembro, às 14h30, o Arquivo Geral da USP e a Associação de Arquivistas de São Paulo promovem a palestra “Luiz Gama em Arquivos: trajetórias e avanços de uma pesquisa”, que será ministrada pela professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ligia Fonseca Ferreira.

O escritor, jornalista e advogado Luiz Gama foi um dos mais notáveis intelectuais e ativistas negros do século 19. Nascido livre, foi escravizado, aprendeu a ler e a escrever quase adulto, antes de se tornar um influente líder das campanhas abolicionista e republicana. Na palestra, será abordado como a busca, feita de casos e acasos, por textos e documentos de Luiz Gama em arquivos e bibliotecas brasileiros, permitiu reconfigurar e ampliar o conhecimento sobre sua contribuição no campo da literatura e da política brasileira.

A palestrante é bacharel em Letras pela USP e possui doutorado pela Universidade de Paris 3 – Sorbonne, com tese sobre a vida e a obra de Luiz Gama. É docente do curso de graduação e do programa de pós-graduação em Letras da Unifesp. Também é autora de Primeiras trovas burlescas e outros poemas de Luiz Gama (Martins Fontes, 2000), edição semicrítica da produção poética integral do autor, e de Com a palavra Luiz Gama. Poemas, artigos, cartas, máximas (Imprensa Oficial, 2011).

A palestra é gratuita e as inscrições devem ser feitas on-line. São oferecidas 30 vagas. O evento será realizado na sede do Arquivo Geral da USP (Rua Francisco dos Santos, 107, na Cidade Universitária, em São Paulo).