Blog da USP - 04/09/2015 - Imprimir Imprimir

Museu Paulista comemora dia da Independência do Brasil com diversas atividades

No dia 7 de setembro, em comemoração ao aniversário dos 193 anos da Independência do Brasil, o Museu Paulista da USP preparou uma programação especial, com a realização de duas palestras, duas ações nas redes sociais, uma iluminação especial no Edifício Monumento e a abertura do Museu Republicano “Convenção de Itu” para os visitantes

independencia_ou_morte_comp

A famosa tela Independência ou Morte, de Pedro Américo

Com o tema “A tela Independência ou Morte, de Pedro Américo: modelos e convenções artísticas num símbolo para o Império e para São Paulo”, a primeira palestra será ministrada, às 10h, pelo historiador, professor e chefe do Departamento de Acervo e Curadoria do Museu Paulista, Paulo César Garcez Marins.

Às 14h, acontece a segunda palestra “A História da Independência reescrita a pincel: as pinturas encomendadas por Afonso Taunay na década de 1920 para o Salão de Honra do Museu Paulista”, que será proferida por Carlos Lima Junior. O palestrante é mestre em Culturas e Identidades Brasileiras do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, no qual defendeu a dissertação “Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a reelaboração do passado nacional”.

As palestras são gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia, e serão realizadas na Avenida Nazaré, 268, Ipiranga, São Paulo.

A fachada do edifício do Museu Paulista, localizado no Parque da Independência, receberá uma iluminação especial nos dias 6 e 7 de setembro, das 18h às 24h, assim como já aconteceu em outras ocasiões especiais.

Redes sociais

No dia 7 de setembro, o Museu Paulista também estará presente nas redes sociais Twitter e Facebook. No microblog, será promovido um concurso de perguntas com sete questões sobre o dia 7 de setembro e sobre o Museu, com distribuição de brindes aos participantes.

No Facebook, haverá uma exposição virtual com sete itens do acervo, como esculturas, imagens e objetos em conexão, evidenciando a diversidade do Museu Paulista.

Museu Republicano

O Museu Republicano “Convenção de Itu”, que é uma extensão do Museu Paulista, também fará parte das comemorações da Independência permanecendo aberto para visitação pública durante o dia 7, das 10h às 17h, na Rua Barão de Itaim, 67 – Centro, Itu.

Mais informações sobre as atividades pelo e-mail acadmp@usp.br.

(Foto: José Rosael)