Blog da USP - 02/10/2015 - Imprimir Imprimir

Instituto de Física de São Carlos promove exposição sobre Candido Portinari

fruits

Está em cartaz, até o dia 23 de outubro, a exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente”, promovida pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC), em parceria com a Prefeitura de São Carlos e o Governo do Estado.

A exposição apresenta um conjunto de 26 réplicas das obras de Candido Portinari, divididas em cinco módulos temáticos: O Ser Humano e sua relação com o espaço em que vive; Água: fonte da vida; Uso dos recursos minerais; A preservação das florestas e dos animais; e O equilíbrio entre os seres humanos.

Portinari é um dos maiores nomes da pintura brasileira, alcançando fama internacional pela qualidade e pela temática social de sua obra. Sempre preocupado em caracterizar o tipo brasileiro, retratou a vida rural brasileira, a tragédia das migrações nordestinas e o trabalho duro nos portos.

Na exposição, os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a vida e obra do artista brasileiro. Além disso, diversas atividades serão destinadas exclusivamente a alunos das escolas de ensino fundamental e médio da região de São Carlos, em oficinas montadas no próprio espaço da exposição – pintura a guache, desenho recorte e colagem, mosaico com EVA e modelagem em argila. A visita dos grupos escolares tem a duração de cerca de uma hora e meia.

A monitoria das visitas orientadas à exposição e a condução das oficinas de arte estão sob responsabilidade das arte-educadoras do Projeto Portinari, Maria Célia Leite Avellar e Maria Zilda Baptista Guimarães.

Além da exposição, o IFSC está promovendo atividades complementares, incluindo concertos e palestras pertinentes aos temas da mostra. O evento conta, ainda, com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, do Grupo Gestor das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos e do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).

A exposição, no Teatro Municipal de São Carlos, está aberta ao público das 9h às 21h. A entrada é gratuita. O Teatro está localizado na Rua Sete de Setembro, 1735, em São Carlos.

Clique aqui e visite o site da exposição.