Blog da USP - 26/11/2015 - Imprimir Imprimir

Inscrições abertas para o 11º Encontro USP-Escola do Instituto de Física

Estão abertas as inscrições para o 11º Encontro USP-Escola, do Instituto de Física (IF), que será realizado entre os dias 11 e 15 de janeiro de 2016. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site do Instituto até o dia 30 de novembro.

10 Encontro IF

Palestra de abertura do 10º Encontro com o professor Ítalo Dutra (MEC)

Organizado pela Comissão de Cultura e Extensão do IF, o encontro é voltado para a formação e atualização de professores dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, preferencialmente da rede pública. Todas as atividades preparatórias dos encontros são discutidas em reuniões mensais do Grupo de Trabalho, constituído para escolher a temática das palestras, dos cursos, oficinas e aulas que serão ministradas nos laboratórios. O diagnóstico das necessidades de formação, o perfil do público e a avaliação dos Encontros também são feitos pelo GT USP Escola, por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas durante as atividades.

A novidade para o Encontro de 2016 é que os educativos dos museus da USP e do Instituto Butantan prepararam um curso conjunto com o objetivo de possibilitar a interação dos professores com esses espaços de educação. Haverá também cursos sobre educação inclusiva; um deles abordará as propostas que estão em discussão sobre o ensino de ciências para surdos e como colocá-las em prática e, o outro, tem como propósito discutir o papel que a escola pública ocupa em tempos de retração de direitos, para tanto, o curso pretende refletir os limites e as possibilidades de atuação da escola e como fica a divisão de papéis entre ela, a família, a comunidade e as outras políticas setoriais.

Os cursos oferecidos são os seguintes:

• Ciências (Química, Física, Biologia e Matemática) com surdos: como elaborar propostas para um ensino bilíngue;
  • Como explorar as propostas curriculares do ensino de Física através de experimentos simples;
  • Contemporâneo e moderno: experimentando o MAC;
  • Educação midiática e práticas educomunicativas;
  • Eletroquímica: fundamentos e aplicações;
  • Espaços de educação não-formal: limitação e desafios;
  • Experimentos de física;
  • Fazendo o aluno pensar sobre a química: atividades de ensino visando a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades de pensamento de ordem mais alta;
  • História e filosofia da astronomia: conceitos e estratégias para seu ensino;
  • Indicações para diálogo em sala de aula sobre geografia humana;
  • Introdução à física de partículas;
  • O lugar da escola pública em tempos de retração de direitos: responsabilidades e articulação em redes de proteção;
  • Uso de tecnologias digitais em ensino interativo e participativo em ciências naturais.

Ao longo dos anos, estima-se que os Encontros USP-Escola tenham impactado diretamente mais de 6 mil professores e 240 mil alunos das escolas onde esses docentes lecionam, levando-se em consideração a carga horária média e o número de alunos que eles têm por turma.

Mais informações pelo e-mail ccultext@if.usp.br

(Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto de Física)