Sala de Imprensa - USP – Universidade de São Paulo
E-mail: 
Fone:   +55 11 3091-3220 / 3300
Blog da USP - 22/12/2015 - Imprimir Imprimir

Edição 85 da Revista Estudos Avançados indica caminhos para a superação do desemprego

O desemprego é o tema do dossiê da edição 85 da Revista Estudos Avançados, publicação do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, lançada no dia 17 de dezembro.

De acordo com o editor da publicação e professor emérito da Faculdade de  Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Alfredo Bosi, “o dossiê não só levanta questões cruciais de teoria econômica como analisa objetivamente situações conjunturais, com reflexões que incidem na estrutura do capitalismo brasileiro neste momento de financeirização e aguda desindustrialização”.

Revista Estudos Avançados 85-capaNo entanto, o dossiê não se limita a identificar as dificuldades econômicas do país e seus impactos no mercado de trabalho. Bosi destaca que a maioria dos textos indica caminhos de saída da crise, com medidas nem sempre ortodoxas, recomendando em primeiro lugar a redução da taxa dos juros e também: progressividade na tributação sobre grandes patrimônios e fluxos de renda improdutiva; retomada dos investimentos em infraestrutura; políticas industriais; exploração nacional dos recursos do pré-sal; manutenção de créditos internos; revisão dos cortes em saúde, educação e habitação; transferência de renda por meio de medidas previdenciárias.

O conjunto de textos também se preocupa com questões pontuais relevantes, como o papel das centrais sindicais na dinâmica do emprego e a inserção de mulheres, jovens e negros no mercado de trabalho, além de fazer um estudo comparativo da situação do trabalho no Brasil, na Colômbia e na Venezuela.

Organizado pelo economista Marcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o dossiê contém 13 artigos escritos por 20 especialistas vinculados ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e a nove universidades: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidades Federais de Santa Catarina (UFSC), Fluminense (UFF), do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Paraná (UFPR) e de Santa Maria (UFSM).

A edição tem 392 páginas e traz também artigos sobre o urbanismo no Brasil (especialmente na cidade de São Paulo), crítica literária e filosofia, além de resenhas dos livros “Tempo, Trabalho e Dominação Social”, de Moishe Postone, e “Escritores, Gatos e Teologia”, de Waldecy Tenório.

Mais informações sobre como adquirir a Revista Estudos Avançados nº 85 (setembrodezembro/2015) pelo site do IEA, pelo e-mail: estavan@usp.br ou por telefone: (11) 30911675.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do IEA)

•  •  •  •

Deixe um comentário

Política de moderação de comentários

Este blog reserva-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou outros princípios da boa convivência. Dessa forma, serão suprimidos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa ou falsidade ideológica.