Blog da USP - 15/01/2016 - Imprimir Imprimir

IAG promove curso de difusão sobre meteorologia

A meteorologia está presente no dia a dia das pessoas e seu impacto é importante em várias áreas, como Aviação, Arquitetura, Agricultura, Biologia, Defesa Civil, Direito, Engenharia, Ecologia, Economia, Esportes e Lazer, Geografia, Hidrologia, Indústria e Comércio, Medicina, Navegação, Oceanografia, Previsão do Tempo, Seguros, Telecomunicações e Zootecnia

Estão abertas, até dia 19 de janeiro, próxima terça-feira, as inscrições para o curso de difusão “Explorando a Meteorologia”, oferecido pelo Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, junto com a Estação Meteorológica do Instituto.

iag_estacao

A Estação Meteorológica do IAG, sediada dentro do Parque CienTec, foi fundada em novembro de 1932. Atende às três áreas fundamentais da USP: Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária

No curso, será mostrada uma visão geral da atmosfera, metodologia de observação, os fenômenos que nela ocorrem e a medida dos elementos meteorológicos. O objetivo é transmitir conceitos básicos de meteorologia em linguagem adequada a professores do Ensino Médio, bem como ao público interessado, apresentando novas abordagens para o ensino de meteorologia que podem ser usadas num processo de ensino interdisciplinar e na compreensão dos fenômenos que ocorrem na atmosfera. Para incentivar a pronta aplicação da prática adquirida em suas atividades didáticas, pretende-se doar os termômetros utilizados durante o curso aos alunos.

As atividades acontecem de 26 de janeiro a 1º de fevereiro, das 9h às 12h, com carga horária total de 15 horas.

São oferecidas 40 vagas. Os interessados devem realizar inscrição pelo Sistema Apolo até o dia 19 de janeiro e pagar uma taxa de inscrição de R$100,00 através do boleto bancário que será enviado por e-mail. A matrícula será efetivada após a confirmação do pagamento pela instituição bancária.

O curso será realizado na Estação Meteorológica do IAG, localizada dentro do Parque CienTec, na Avenida Miguel Stéfano, 4.200 – Água Funda (vizinho ao Jardim Botânico e ao Jardim Zoológico), São Paulo.

Mais informações pelo telefone: (11)5077-6344 / 6315, com Magda, Mário ou Sergio, e por e-mail: magdasfs@usp.br.

(Foto: Divulgação)