Sala de Visitas - 29/01/2016 - Imprimir Imprimir

USP recebe visitas do Instituto Pasteur e da Embaixadora da Coreia do Sul

994X2951

O objetivo do encontro foi o de discutir sobre a definição jurídica e o plano de negócios do Instituto Pasteur Brasil

Na manhã do dia 26 de janeiro, representantes do Instituto Pasteur, Mirdad Kazanji e Nicolas Nestoret, estiveram na Reitoria. O objetivo do encontro foi o de discutir sobre a definição jurídica e o plano de negócios do Instituto Pasteur Brasil, que deverá ser instalado na Cidade Universitária, no campus da Capital. O acordo de cooperação para a criação do Instituto foi assinado entre a USP, o Instituto Pasteur e a Fiocruz no dia 8 de junho do ano passado.

Estiveram presentes, pela USP, o reitor Marco Antonio Zago, o vice-reitor, Vahan Agopyan; o chefe de Gabinete e superintendente do Espaço Físico (SEF), Osvaldo Shigueru Nakao; o assessor sênior da Reitoria, José Roberto Drugowich Felicio; o vice-diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Luis Carlos de Souza Ferreira , e o professor do mesmo Instituto, Erney Camargo; o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto; a superintendente Jurídica, Maria Paula Dallari; e o coordenador da Administração Geral (Codage), Rudinei Toneto Júnior.

No período da tarde do mesmo dia e no seguinte à visita, 27 de janeiro, o representante do Instituto Pasteur, Mirdad Kazanji, participou de atividades científicas, nas quais foram realizadas apresentações sobre a Rede Internacional dos Institutos Pasteur (RIPP), as atividades do Instituto Pasteur Guiana, o trabalho de obtenção de recursos e uma apresentação sobre o acordo e iniciativas voltadas a criação do Instituto Pasteur Brasil.

Coréia do Sul

Na tarde do dia 26 de janeiro, a Universidade recebeu a visita de representantes da Embaixada da República da Coreia: o embaixador da Coréia, Jeong Gwan Lee, e o adido comercial da embaixada, Hyung Gi Choi. Pela USP, estiveram presentes o presidente da Aucani, Raul Machado Neto; os professores do curso de coreano do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Im Yun Jung e Antonio Menezes; e, o vice-diretor do Instituto de Relações Internacionais (IRI), Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira.

Na visita, o professor Antonio Menezes falou sobre o curso de Letras com habilitação em coreano da FFCLH, que é oferecido desde 2013 na Faculdade. O presidente da Aucani comentou que os 14 acordos de cooperação e convênios acadêmicos que a USP mantém, atualmente, com a Coréia do Sul são muito importantes para promover a parceria entre os dois países.

(Foto: Ernani Coimbra)