Aviso de pauta - 19/02/2016 - Imprimir Imprimir

Conferência USP 2024 discute o futuro da Universidade

No próximo dia 8 de março (terça-feira), das 14h às 19h, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) promoverá a Conferência USP 2024, que terá como objetivo discutir o futuro da Universidade com vistas a seu nonagésimo aniversário de fundação.

A conferência reunirá dirigentes de instituições de ensino superior de relevância internacional para a discussão sobre temas como modelos de governança, avaliação da universidade, bem como estratégias e desafios para os próximos anos.

Organizada pela USP e pelo jornal O Estado de S. Paulo, tendo à frente o reitor Marco Antonio Zago; os ex-reitores José Goldemberg e Jacques Marcovitch; o presidente da Aucani, Raul Machado Neto; e o diretor do Grupo Estado, Ricardo Gandour, o evento contará com a presença dos reitores de seis importantes universidades parceiras: Humboldt Universität zu Berlin, The Ohio State University, Université Sorbonne Paris Cité, University of Tsukuba, Université de Lyon e Universidad de Buenos Aires.

O ex-primeiro-ministro da Espanha, Felipe González Márquez, novo titular da Cátedra José Bonifácio, será o convidado especial da conferência e fará uma breve saudação sobre as relações entre governo e universidades. A Cátedra é uma iniciativa do Centro Ibero-Americano (Ciba), núcleo ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e ao Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP.

A programação completa da Conferência USP 2024, que conta com o apoio do Grupo Votorantim e TAM Linhas Aéreas, está disponível no site do evento, onde os interessados podem se inscrever gratuitamente.

A plenária de abertura será realizada no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana (Rua da Biblioteca, s/n, na Cidade Universitária, São Paulo).