Blog da USP - 24/03/2016 - Imprimir Imprimir

Estão abertas, até dia 31 de março, as inscrições para o curso gratuito de atualização “Corpo e Medicina em Documentários”, oferecido pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina (FM) da USP.

O curso é voltado aos graduados, pós-graduados e profissionais das áreas de saúde e humanidades em geral. Através do uso de documentários, o curso tem o objetivo de fazer um diálogo entre a linguagem cinematográfica e a produção científica, refletir sobre a relação entre corpo, medicina e produção documental, além de abordar algumas teorias científicas e o debate historiográfico.
Confira o programa completo do curso no Sistema Apolo.

Documentário Donated to Science2

Cena do documentário “Donated to science”, direção Paul Trotman, Nova Zelândia, 2010. O filme, que será apresentado e discutido no curso, segue um grupo de pessoas e discute suas intenções, esperanças e medos quanto à decisão de doar seus corpos para o ensino de anatomia no curso de medicina em “The Otago Medical School”, e a permissão dada aos diretores do filme para seguir seus corpos ao longo desse processo até sala de dissecção do curso médico

As aulas começam no dia 7 de abril e vão até 23 de junho deste ano, e serão ministradas às quintas-feiras, das 18h às 21h, totalizando 30 horas de curso.

São oferecidas 25 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição e pelo conhecimento da língua inglesa (nível básico). Os interessados devem enviar e-mail para: graca@museu.fm.usp.br, até o dia 31 de março, contendo a ficha de inscrição preenchida e assinada, cópia de RG, CPF, diploma de graduação digitalizados e no anexo da mensagem, além do link do currículo Lattes.

As atividades serão realizadas na Faculdade de Medicina da USP, localizada na Av. Dr. Arnaldo, 455 – 4º andar – sala 4306 – Cerqueira César, São Paulo (próximo ao metrô Clínicas).

Mais informações pelo telefone: (11) 3061-7249, com Maria das Graças Almeida Alves (Graça).

1 comentário para Curso “Corpo e Medicina em Documentários” propõe diálogo entre o cinema e a ciência

1. 25 de março de 2016 às 8:51 | Permalink

Caros dirigentes da USP
    Bom Dia!
    Li com alegria as matérias sobre as ações para os novos docentes, a posse dos novos pró-reitores e a criação da Controladoria para as contas da nossa Universidade.
    Cumprimento-os por estas iniciativas, com a certeza de que teremos novos bons horizontes em nossa Instituição Acadêmica, graças aos esforços e seriedade de gestão em todos os níveis da USP, mas especialmente dos nossos dirigentes..
    Feliz Páscoa!
    Ana Cristina Limongi-França
    Professora Titular na FEA/USP e Coordenadora do Núcleo de Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho – NEP/GQVT, desde 1998.