Blog da USP - 14/04/2016 - Imprimir Imprimir

Seminário discute o impacto da corrupção na qualidade da democracia

No dia 19 de abril, das 10h às 12h30, será realizado o seminário “O Impacto da Corrupção na Qualidade da Democracia”. O evento é promovido pelos órgãos da USP: o Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do Instituto de Estudos Avançados (IEA) e o Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) e sua Biblioteca Internacional da Corrupção (Corrupteca).

O tema do seminário está relacionado ao contexto vivido, no qual a corrupção está no centro da crise política pela qual passa o Brasil, tendo se tornado pauta da mídia tradicional, das mídias sociais e da opinião pública nacionais e internacionais. Esse encontro tratará dos deficit, desafios e propostas para a democracia brasileira frente à corrupção. Os debatedores aprofundarão a análise das implicações da corrupção para a democracia no país, discutindo aspectos da transparência, responsabilização, participação popular, qualidade e relação das instituições democráticas, e o papel das leis.

Os debatedores serão: José Álvaro Moisés (IEA e NUPPs-USP), Roberto Livianu (MPSP e Instituto Não Aceito Corrupção), Fernando Filgueiras (UFMG e Enap) e Giovanni Eldasi (Corrupteca NUPPs-USP e Vérsila Educacional).

O encontro também marcará o lançamento de uma nova revista acadêmica sobre corrupção e sua relação com a democracia, o International Journal of Research on Corruption and Democracy (IJRCD), e do Edital de Chamada de Trabalhos para a primeira edição.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral, com necessidade de inscrição prévia para participar presencialmente, mas também terá transmissão ao vivo pelo site do IEA e pelo da IPTV-USP

A realização será na antiga Sala do Conselho Universitário, na Rua da Praça do Relógio, 109, térreo – Cidade Universitária, São Paulo. Mais informações pelo telefone: (11) 3091-1686.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do IEA)