Blog da USP - 02/05/2016 - Imprimir Imprimir

Livro explica os fenômenos da física existentes no cotidiano

capa do livro do Prof. Oaviano Helene“Um pouco da física do cotidiano: se o ar quente sobe por que é frio nas montanhas e quente no litoral?” (Editora Livraria da Física) é o título do novo livro do professor do Instituto de Física (IF) da USP, Otaviano Helene. A obra será lançada no dia 4 de maio, a partir das 16h, no Auditório Adma Jafet da Unidade, durante apresentação e conversa com o autor.

O livro discute a física existente em vários fenômenos comuns do nosso dia a dia, buscando respostas a perguntas que podemos fazer ao observar as coisas que acontecem à nossa volta. Além da questão levantada no subtítulo, outras são abordadas, como, por exemplo, por que areia molhada é, usualmente, mais escura que areia seca? Ou, ainda, o que o tamanho dos átomos pode nos dizer sobre as massas folhadas e o que a física pode nos ensinar sobre o desempenho dos atletas?

A ideia é que as questões abordadas possam servir para que as pessoas – e os estudantes em especial – entendam melhor os fenômenos do cotidiano, tenham interesse pelas ciências em geral e pela física em particular.

IF - prof Otaviano HeleneOtaviano Helene (foto) possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela USP, onde foi professor do Instituto de Física por cerca de 35 anos, sendo atualmente professor sênior. Helene trabalhou em diversas áreas da Física, com ênfase em Física Nuclear experimental, e hoje se dedica aos temas sobre tratamento estatístico de dados, política educacional e disseminação científica e cultural.

O evento de apresentação e conversa com o autor será realizado no dia 4 de maio, quarta-feira, a partir das 16h, no Auditório Adma Jafet do Instituto de Física, localizado na Rua do Matão, Travessa R, nº 187 – Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações pelo telefone: (11) 3091-6965.

(Foto: Divulgação)