Blog da USP - 30/05/2016 - Imprimir Imprimir

Instituto de Biociências oferece curso gratuito sobre antropologia dental

O Instituto de Biociências (IB) da USP está com inscrições abertas, até dia 24 de julho, para o curso gratuito de difusão “Antropologia dental”. O público-alvo são os alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores graduados em biologia, arqueologia e odontologia.

odontolegista (1) - editada

Um dos objetivos do curso é divulgar a antropologia dental, um campo da antropologia física que é carente de pesquisadores brasileiros especializados

O objetivo é apresentar a metodologia utilizada nos estudos com dentes em arqueologia, em antropologia física e também em odontologia forense, quando os dentes e os tecidos periodontais são os objetos de análise, baseada nas áreas básicas como anatomia, histologia e patologia dental humana.

Os temas das aulas abordarão as principais patologias, as alterações fisiopatológicas, a diagnose de idade e sexo, as análises químicas e microscópicas das estruturas dentais e ósseas do aparelho mastigatório. As atividades acontecerão na última semana de julho, entre os dias 25 e 29, das 14h às 18h, com carga horária total de 20 horas.

Divulgação

Além disso, o curso também pretende divulgar a antropologia dental, um campo da antropologia física que é carente de pesquisadores brasileiros especializados, segundo relata um dos ministrantes do curso, Rodrigo Elias de Oliveira – que é graduado em odontologia e pós-doutorando da Faculdade de Odontologia da USP, além de pesquisador colaborador do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos do IB.

“A antropologia dental ainda é pouco explorada pelos antropólogos físicos brasileiros, sendo utilizada de forma simplista e descritiva na maioria dos trabalhos. A multidisciplinaridade inerente desta área do conhecimento dificulta a formação dos alunos de graduação e até mesmo de pós-graduação, uma vez que os poucos pesquisadores brasileiros capacitados para formar antropólogos físicos especializados em antropologia dental estão bastante dispersos no território nacional”, explica Oliveira.

O outro ministrante, e coordenador do curso, é o professor do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do IB, Walter Alves Neves, que fundou e coordena o Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos, único do gênero da América Latina. O docente também foi responsável pelo estudo de “Luzia”, o esqueleto humano mais antigo das Américas.

São oferecidas 90 vagas. Os interessados em participar devem fazer inscrição pelo Sistema Apolo, até o dia 24 de julho (porém as vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição).

As atividades do curso serão realizadas no Centro Didático do IB, localizado na Rua do Matão, 311 – Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações pelo telefone: (11) 3091-7725, ou pelo e-mail: rodrigo.eliaso@yahoo.com.br.

(Foto: USP Imagens)

*Após a divulgação da matéria, as vagas se esgotaram. Mas, os responsáveis pelo curso fizeram uma lista de espera, para caso algum inscrito não possa participar e sobre alguma vaga (atualizada em 02/06/2016).