USP mantém liderança como melhor Universidade da América Latina

A USP continua sendo a melhor universidade da América Latina, segundo o QS University Ranking Latin America. Entre as dez primeiras colocadas, quatro são Instituições brasileiras.

14/06/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 31/10/2018 as 13:59
Por

A USP continua sendo a melhor universidade da América Latina, segundo o QS University Ranking Latin America divulgado no dia 13 de junho. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou em segundo lugar e a Pontificia Universidad Católica de Chile, em terceiro.

Entre as dez primeiras colocadas, quatro são Instituições brasileiras. Além da USP e da Unicamp, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ficou em 5º lugar e a Universidade de Brasília (UnB), em 9º. No ranking de países com melhor sistema de educação superior, o Brasil ficou em 22º lugar. A lista é liderada pelos Estados Unidos, seguidos do Reino Unido e da Alemanha.

Publicado desde 2011 pela Quacquarelli Symonds – organização internacional de pesquisa em educação, especializada em instituições de ensino superior –, o ranking é uma variação que classifica as 300 melhores universidades da América Latina, levando em consideração os desafios e as oportunidades específicas que as universidades encontram na região para tornarem-se reconhecidas em escala regional e global. São avaliados sete indicadores: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção de professor para estudante, citações científicas, publicações por faculdade, quantidade de professores com doutorado, impacto na internet.

Em outro ranking da organização – o QS Rankings by Subject, publicado em 21 de março –, a USP ficou entre as 50 melhores do mundo em 6 das 42 áreas de concentração avaliadas: Odontologia (9ª posição), Agricultura e Silvicultura (26ª), Antropologia (34ª), Engenharia de Minérios e Minas (36ª), Arquitetura (37ª) e Ciência Veterinária (38ª). No ranking mundial, o QS World University, a USP ocupou a 143ª posição no ano passado – a classificação de 2016 ainda não foi divulgada.

THE Latin America

A USP também foi considerada a melhor universidade da América Latina pelo ranking THE Latin America Universities, divulgado em maio. É a primeira vez que a consultoria britânica de educação superior Times Higher Education (THE) elabora uma lista com as melhores universidades da América Latina.

Além da USP, figuram na lista a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 3ª posição; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 5ª; a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na 6ª; e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na 9ª posição.

Política de uso