Blog da USP - 21/06/2016 - Imprimir Imprimir

NUPPs promove debate sobre democracia no Brasil no dia 28/06

DemocraciaNo dia 28 de junho, das 10h às 12h30, o Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas (NUPPs) e o Instituto de Estudos Avançados (IEA) promoverão o seminário “Brasil: 25 anos de democracia: participação, sociedade civil e cultura política”, que reunirá cientistas políticos, escritores e pesquisadores do NUPPs.

Com a moderação do professor do Insper, Carlos Melo, e abertura dos professores do NUPPs, José Álvaro Moises e Nuno Coimbra Mesquita, o debate contará com a participação dos pesquisadores Guilherme Arbache, Marcelo Burgos P. dos Santos, Rolf Rauschenbach e Stefania Lapolla Cantoni.

No evento, acontecerá também o lançamento do livro homônimo, resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo NUPPs que avaliou os últimos 30 anos da democracia brasileira. Organizada pelo cientista político Nuno Coimbra Mesquita, a coletânea reúne artigos que consolidam contribuições voltadas ao exame da participação política no Brasil, seu impacto na qualidade da democracia vigente, a interação entre a sociedade civil e as instituições e estruturas representativas do Estado.

As contribuições não apenas apontam caminhos para o aperfeiçoamento do regime democrático, como também representam uma alternativa à parte da literatura recente, em especial no que tange a análises sobre mecanismos de Orçamento Participativo e Conselhos Gestores, por exemplo.

O evento acontecerá na Sala Ruy Leme da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), localizada na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, 1º andar, Cidade Universitária. O debate é gratuito, requer inscrição prévia e será transmitido ao vivo. Mais informações pelo telefone (11) 97144-2985 ou pelo e-mail clauregi@usp.br