Sala de Imprensa - USP – Universidade de São Paulo
E-mail: 
Fone:   +55 11 3091-3220 / 3300
Blog da USP - 12/07/2016 - Imprimir Imprimir

FEA promove curso gratuito sobre pioneirismo empresarial voltado a educadores

Nos dias 27 e 28 de julho, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) promove o quarto módulo do curso de difusão cultural “Pioneirismo Empresarial e a Construção do Século XXI”, em continuidade aos módulos realizados de 2013 a 2015.

Neste quarto módulo, serão estudadas trajetórias empresarias de pioneiros das várias regiões do Brasil e discutida a formação docente para pensar o Brasil a partir das temáticas do pioneirismo e empreendedorismo.

O público-alvo abrange educadores e professores de empreendedorismo e pioneirismo empresarial; dirigentes e educadores de museus e especialistas em museologia; profissionais de centros dedicados à preservação da memória empresarial; responsáveis pelo ensino de empreendedorismo e pioneirismo em secretarias de Educação de âmbito estadual e municipal; e dirigentes de agências dedicadas à formação de empreendedores (clique aqui e acesse a programação do curso).

O programa inclui uma visita monitorada ao Museu da Imigração do Estado de São Paulo, local onde o curso será ministrado, das 13h30 às 18h30.

O curso integra o projeto Pioneiros & Empreendedores, que teve início em 2001 com uma pesquisa nacional, que serviu de base para a trilogia Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil, escrita pelo professor da FEA e reitor da USP no período entre 1997 a 2001, Jacques Marcovitch, na qual são narradas as histórias de alguns dos principais grupos empresariais brasileiros.

O projeto investiga a trilha sempre assimétrica e contraditória de pioneiros, modernizadores e empresários herdeiros de várias épocas. Foram escolhidos personagens que há tempos deixaram suas funções executivas à frente de suas empresas, mas tendo tido uma vida significativa no entorno empresarial, tornaram-se referência na introdução de novos produtos e serviços até então inexistentes. Cada um deles teve uma ação inovadora que contribuiu, de forma tangível, para as mudanças da economia e sua projeção no cenário mundial.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de julho pelo on-line. O Museu da Imigração está localizado à Rua Visconde de Parnaíba, 1316, na Mooca, em São Paulo.

•  •  •  •

Deixe um comentário

Política de moderação de comentários

Este blog reserva-se o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou outros princípios da boa convivência. Dessa forma, serão suprimidos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa ou falsidade ideológica.